Experiência cultural: Haitiano ensina música gratuitamente em Xanxerê

16 de julho de 2017 13:56
Comunidade , Cultura , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Experiência cultural: Haitiano ensina música gratuitamente em Xanxerê Quando chegou no município, começou a trabalhar como pedreiro e hoje é professor de música do Projeto. (Fotos: Divulgação).

Enfrentar as dificuldades já faz parte da vida de muitos haitianos que buscam melhores condições de vida no Brasil. Muitos deles, já passaram pela ditadura, guerra civil e principalmente as turbulências do terremoto que devastou o Haiti.

Entre as principais dificuldades enfrentadas, estão a encontrar um emprego e se sustentar na nova cidade escolhida para residir. O haitiano Louibenson Thermora, mora em Xanxerê e ele é um dos exemplos de superação.

Quando chegou no município, começou a trabalhar como pedreiro e hoje é professor de música do Projeto “Música em Ação”, desenvolvido em Xanxerê.

De acordo com a professora de música, Maria Damarat, convidar o Louibenson para lhe ajudar foi uma de suas melhores escolhas.

“Ele é um excelente professor, o convidei para me ajudar porque são muitos alunos. Ele toca todos os instrumentos de sopro, toca muito bem e sabe ensinar para os demais”.

Maria conheceu Louibenson, em uma aula de português e, em uma de suas conversas descobriu que ele era professor de música e tocava na orquestra sinfônica do Haiti.

“Resolvi fazer um teste ele tocou trombone de barra, trompete, clarinete e flauta. Ele já possui o diploma de músico, então resolvi convidá-lo para me ajudar. Louibenson aceitou o convite e voltou a exercer sua função de professor aqui no Brasil”.

As aulas com Louibenson são oferecidas de forma gratuita e acontecem nas segundas-feiras, a cada 15 dias, no auditório da Igreja Matriz.

O Projeto Musica em Ação que teve início na segunda-feira (19) de junho, conta com a participação de 240 alunos. O projeto foi uma indicação da Escola de Música Multishow de Xanxerê, através da Lei do Incentivo à Cultura.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais