ExpoFemi 2020 contará com um espaço destinado as tecnologias e inovações

3 de setembro de 2019 14:29 | Visualizações: 147
Comunidade , Tecnologia Compartilhar no Whatsapp
ExpoFemi 2020 contará com um espaço destinado as tecnologias e inovações Foto: Ascom/SECTET

Os preparativos para a ExpoFemi 2020 seguem a todo vapor. A frente da Comissão de Eventos de Tecnologia está o engenheiro civil Carlo Antunes dos Santos. Junto com a equipe, ele planeja algo inovador e inédito para essa edição da feira. Essa comissão terá o desafio de trazer o conhecimento e a inovação tecnológica.

– Logo na primeira reunião com o presidente Oscar Martarello e com o vice-presidente Carlos Stahëlin, fiquei muito empolgado quando eles me expuseram que a ideia desta comissão era criar um novo tipo de atrativo para a feira, mais voltado para o conhecimento e inovação tecnológica. Na ocasião, expus aos dois que apesar de ser o meu nome que estaria à frente desta comissão, eu estaria representando a Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani (Seai), associação da qual sou presidente e que gostaria de envolver a entidade na coordenação desta comissão. A ideia foi aceita e imediatamente começamos a traçar algumas metas e elaborar um plano inicial – explica.

Após a reunião com o presidente e vice, Carlo iniciou as conversas com demais instituições, como IFSC, Senai, Unoesc, Sebrae, Casan, dentre outros. A ideia para essa feira é criar um ciclo de palestras técnicas e praça da inovação.

 

Ciclo de Palestras Temáticas

Acontecerá entre dos dias quatro e oito de maio de 2020, no auditório dentro do parque da ExpoFemi, palestras relacionadas a cinco temas principais que mais representam a economia de Xanxerê e região que são: Agricultura, Pecuária, Indústria Metal-mecânica, Construção Civil e Energia.

– Para cada tema pretendemos trazer dois ou três palestrantes que possam apresentar inovações, tendências, cases de sucesso e outros assuntos capazes de agregar conhecimento ao público alvo que é composto além de engenheiros, arquitetos e agrônomos, de empresários, produtores rurais, investidores, comunidade acadêmica e interessados em geral. Já fizemos diversos contatos prévios e estamos muito animados com a receptividade que tivemos até agora – adianta Carlo Antunes.

 

Praça da Inovação

Antunes explica que este outro evento a princípio deve se chamar “Praça da Inovação” e será um espaço onde instituições que produzem algum tipo de inovação, poderão expor ao público sua produção tecnológica.

– Ainda não definimos se este espaço será uma grande tenda, diversos estandes, ou algum outro formato, mas o presidente da ExpoFemi já nos disponibilizou uma ótima área e estamos planejando como ocupá-la da melhor forma – comenta.

Além de apresentar inovações tecnológicas, a comissão pretende trazer informações através de palestras, workshops, painéis ou algum outro formato a respeito de startups e incubadoras, caminhos muito promissores e sólidos para novas empresas que podem fomentar a indústria e o conhecimento na região.

 

Espaço para as escolas municipais

A equipe também pretende oferecer um espaço para as escolas do município que após realizarem suas feiras de ciências poderão expor seus trabalhos e assim incentivar os alunos das escolas de Xanxerê a participar, pesquisando, estudando, planejando e criando algum tipo de experimento que poderia ser apresentado durante a Expo Femi.

 

Os recursos financeiros

Segundo o presidente, para viabilizar estes projetos estudam-se tratativas junto ao Crea/SC bem como Confea.

– Acreditamos que ao implantar este tipo de evento na agenda da ExpoFemi, estamos plantando uma semente que no futuro poderá ser uma das âncoras da feira, diversificando ainda mais o público, atraindo pessoas com interesse em conhecimento e tecnologia e qualificando os profissionais, comunidade acadêmica, empresários e investidores em geral, trazendo desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para a comunidade – frisa.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais