Exposição A Guerra do Contestado permanece na Câmara até março

1 de março de 2019 08:02 | Visualizações: 83
Cultura Compartilhar no Whatsapp
Exposição A Guerra do Contestado permanece na Câmara até março Foto: divulgação

O trabalho de desenho e arte iniciado em 2018 pelo artista plástico J. Afonso continua em exposição até o dia 15 de março de 2019 na sede da Câmara Municipal de Xanxerê. As obras da Guerra do Contestado estiveram expostas na Biblioteca Pública Municipal de Xanxerê.

São obras em gravuras e telas em pastel seco, óleo sobre tela e acrílico sobre tela, que através das imagens contam um pouco da história e cultura dos povos habitantes da região de Santa Catarina, local do conflito armado. Nas imagens podem ser visualizados os cavalos força de trabalho, as paisagens com pinheiros, araucárias, pássaros, a gralha azul, os acampamentos realizados com o trabalho de todos, a demonstração de força e a garra das mulheres que também guerreavam além dos trabalhos de campo.

Outro ponto da exposição é a estrada de ferro, um dos motivos da guerra. Pela primeira vez no Brasil, foi utilizada a aviação em uma batalha. Isso tudo mostra e instiga ao observador a pesquisar, ler e saber mais sobre os detalhes dos povos que formaram o estado e os municípios da região. A coragem e determinação de um povo por seu território, os Monges Jose e João Maria, suas crenças, os benzimentos, as rezas. Todas são obras únicas de arte assinadas pelo artista.

— Estou imensamente grato à Câmara Municipal de Xanxerê por apoiar e prestigiar a arte e cultura de nossa terra. Além da iniciativa de utilizar suas instalações para motivar a comunidade, importante ressaltar o apoio dos vereadores e a equipe de trabalho que contribui para a realização do evento — destacou o artista J. Afonso.

O artista completa 10 anos de arte e literatura em 2019. Artista plástico e escritor, J. Afonso é natural de Pedras Altas (RS). Pertence a Academia de Letras do Brasil ALB-RJ, com sede no Rio de Janeiro. Já efetuou mais de 46 exposições de arte no Brasil e Exterior e participou de mais de 16 livros com vários autores.

Recentemente a tela “Os Desbravadores”, que simboliza a travessia e a imigração no Brasil, foi premiada no Salão de Artes de Roma, na Itália, com medalha de prata, onde participaram mais de 15 países na exposição. Esta obra premiada também está exposta na Câmara Municipal de Xanxerê.

Mais informações sobre o artista plástico e escritor J. Afonso podem ser visualizadas no site www.jafonso.com.br

 

Assessoria de imprensa Câmara de Vereadores


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais