Comunidade

Lance Notícias | 05/05/2020 16:48

05/05/2020 16:48

78086 visualizações

Fake News: MP acompanha caso de servidor que afirmou ter 23 casos de coronavírus em Xanxerê

Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (05), o promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise explicou sobre um caso de Xanxerê, em que um servidor da Prefeitura do município divulgou em grupos do WhatsApp que haveria 23 casos de coronavírus no município. Porém, tudo foi um grande mal-entendido. O servidor entrou no sistema da Defesa Civil e […]

Fake News: MP acompanha caso de servidor que afirmou ter 23 casos de coronavírus em Xanxerê Foto: reprodução

Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (05), o promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise explicou sobre um caso de Xanxerê, em que um servidor da Prefeitura do município divulgou em grupos do WhatsApp que haveria 23 casos de coronavírus no município.

Porém, tudo foi um grande mal-entendido. O servidor entrou no sistema da Defesa Civil e leu parte do conteúdo que fala de 23 casos da regional e não do município, no entanto, ele entendeu ser de Xanxerê e divulgou.

– Neste fim de semana fizemos uma força tarefa, colhemos alguns dados nas redes sociais de pessoas que estavam dizendo que tinha mais de 20 casos confirmados em Xanxerê e que os órgãos públicos estavam escondendo. Nós pedimos informações, realizamos oitivas e se deve a um servidor da Prefeitura que acessou dados da Defesa Civil e divulgou erroneamente essa informação. Todos que nós ouvimos demonstraram que as pessoas estavam mentindo, não tinham fonte, e esse servidor que passou a informação falsa, errada, está sendo encaminhado à Polícia Civil – esclarece.

O promotor ainda pede para que as pessoas ao terem dúvidas que busquem os órgãos públicos e não divulguem dados infundados em redes sociais.

– Nós estamos orientando que se a pessoa tem alguma informação que procure a Polícia Civil, Militar, Prefeitura, mas não divulgue informação errada. Não dá para aceitar hoje comentários inconsequente. Fake News nós estamos acompanhando de muito perto. Cuidado com que escreve. Saibam que se de fato houver 23 pessoas, se há alguém escondendo nós temos a intenção de divulgar o mais rápido possível a informação correta. Eu repito, informação de Facebook de que tem certeza que tem casos em Xanxerê serão ouvidos. É crime espalhar mentiras sobre a pandemia – finaliza.

Deixe seu comentário