Falta de chuva: caminhão-pipa abastece 13 propriedades rurais em Xanxerê

20 de setembro de 2017 08:21
Agricultura , Animais , Clima , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Falta de chuva: caminhão-pipa abastece 13 propriedades rurais em Xanxerê Das 29 comunidades do interior, 13 pediram ajuda para que as propriedades sejam abastecidas com água. (Fotos: Edson Zape)

A falta de chuva já tem preocupado moradores do interior de Xanxerê. Segundo o secretário de agricultura do município, das 29 comunidades do interior, 13 pediram ajuda para que as propriedades sejam abastecidas com água.

Edson Zape comenta que o número tende aumentar, já que não há previsão de chuva para os próximos dias.

“Hoje vamos atender a 13ª família. A situação é complicada, pois a maioria das comunidades precisam ser abastecidas todos os dias. Ao todo, já atendemos mais de 20 famílias”, comenta.

Os trabalhos de distribuição de água, tem ocorrido nas Linhas Costa do Irani, Perau das Flores, Cambuinzal, Invernadinha e Pesqueiro.

“Ontem fomos em uma residência na Linha Invernadinha e a família não tinha água para consumo”, diz o secretário.

Outro caminhão

Como o número de famílias das comunidades do interior de Xanxerê é grande, outro caminhão-pipa deve ser doado ao município para auxiliar no atendimento.

“Nós estamos aguardando a liberação de mais um caminhão que se encontra na cidade de Xaxim, onde ele vai ser doado para a prefeitura. Só que tem os tramites e está demorando um pouco. Estamos atendendo com um, mas a demanda está grande”, finaliza.

Último registro de chuva

A última chuva registrada, de acordo com a Defesa Civil, foi em 31 de agosto e foi considerada fraca.

“O último registro foi em agosto e não temos uma previsão de chuva para os próximos dias. A situação está crítica”, comenta João Borba, coordenador da Defesa Civil municipal.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais