Falta de consciência na separação do lixo dificulta trabalho dos catadores

3 de julho de 2018 20:01
Lance Notícias , Meio Ambiente , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Falta de consciência na separação do lixo dificulta trabalho dos catadores Foto: Divulgação

Separar o lixo reciclável é um hábito estimulado constantemente por meio de campanhas. A separação, além de reduzir o impacto no meio ambiente, diminui as retiradas de matéria-prima da natureza.

Em Xanxerê, são realizados os serviços de coleta seletiva, onde os moradores podem viabilizar o aproveitamento dos resíduos. Porém, a prática não é comum entre a população, o que dificulta o trabalho da empresa que realiza a coleta do lixo e também o dos recicladores que trabalham nas associações.

“Falta conscientização da população. Temos a coleta seletiva, mas depende de todo mundo. A pessoa pode fazer qualquer identificação no saco de lixo, ou utilizar o amarelo, é importante mostrar que é o lixo reciclável. Isso contribui e muito”, explica Adierson Bianchi, responsável pelo administrativo da empresa Continental.

Separar corretamente seu lixo doméstico alivia os lixões e aterros sanitários, fazendo com que chegue até eles apenas os rejeitos (resíduos que não podem ser reaproveitáveis).

“É importante a separação do lixo, primeiro, pelo meio ambiente e segunda pela separação correta. O lixo reciclável para a coleta seletiva, que aqui é destinado para as associações. Essa é uma redução que vai para os aterros, onde temos menos uso da parte química no solo. Então os benefícios são vários. Sem esquecer que a separação correta ajuda as associações de Xanxerê”, frisa Adierson.

O que é reciclável?

Resíduos descartados que podem retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais, como a maioria dos papéis, vidros e plásticos, papelão e alumínio. Estes podem ser separados e entregues à coleta seletiva. Já o lixo eletrônico pode ser reciclado, após triagem, e deve ser descartado em pontos específicos com essa finalidade.

Como separar o lixo?

  • Nunca misture o material reciclável e orgânico;
  • Coloque os plásticos, vidros, metais e papéis em sacos diferentes;
  • Lave e seque as embalagens que continham produtos orgânicos antes do descarte;
  • Não amasse e nem molhe os papéis. Ao invés disso, dobre-os dentro do saco, diminuindo bastante o volume;
  • Vidros quebrados e materiais cortantes devem ser enrolados em jornal ou colocados em uma caixa para evitar acidentes;
  • Não coloque garrafas e frascos com vidros planos;
  • Desmonte as embalagens mistas, separando as partes de metal, plástico e vidro, por exemplo, e distribua nos sacos corretos.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais