Falta do recolhimento de carcaças afeta produtores de Xanxerê e região

9 de julho de 2019 15:31 | Visualizações: 396
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Falta do recolhimento de carcaças afeta produtores de Xanxerê e região Foto: divulgação

Santa Catarina conta com a Lei 16.750, de 2015, que regulamenta o procedimento para a retirada das carcaças. Desta forma, uma empresa especializada realizava o recolhimento destes animais mortos, de Seara, em toda a região.

Todavia, a empresa não está mais fazendo o recolhimento pois ela precisa de um selo, para que possa exportar o seu produto final e como não tem saída no mercado nacional, acabou fechando as portas.

Diante da situação, todos os municípios da região estão sem o serviço e diante de um grande dilema, pois os produtores não podem enterrar estes animais, pois tal ação é considerada crime ambiental.

– Nós tivemos uma reunião na última semana, mas nada ficou acordado. Estamos de mãos atadas. A empresa precisa do selo para exportar o seu produto, e isso não depende de nós. Os produtores é que estão sofrendo, pois também não podem enterrar já que isso é considerado um crime ambiental. A situação é crítica – comenta o secretário de Agricultura de Xanxerê e membro da Fecam, Edson Zape (Timão).


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais