Xanxerê

Lance Notícias | 19/01/2022 18:31

19/01/2022 18:31

49568 visualizações

Família Acolhedora: serviço acolhe idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes

O Serviço de Família Acolhedora foi aprovado no ano de 2016 e desde então, acolhe idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, em residências de famílias previamente cadastradas e preparadas para recebê-las e prover todos os cuidados necessários, sempre contando com o acompanhamento da equipe técnica. O Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade […]

Família Acolhedora: serviço acolhe idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes

O Serviço de Família Acolhedora foi aprovado no ano de 2016 e desde então, acolhe idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, em residências de famílias previamente cadastradas e preparadas para recebê-las e prover todos os cuidados necessários, sempre contando com o acompanhamento da equipe técnica.

O Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade Modalidade Família Acolhedora caracteriza-se por uma medida protetiva aplicada a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência afastados do convívio familiar por determinação judicial, onde a família de origem está impossibilitada de exercer a função protetiva para o pleno desenvolvimento do acolhido.

O Acolhimento tem caráter provisório e excepcional, e visa a reconstrução de vínculos familiares e comunitários. As famílias acolhedoras recebem o auxílio-acolhimento no valor de 1,5 salário mínimo por pessoa acolhida.

A Família Acolhedora ficará responsável pela função de cuidado e proteção dos acolhidos. O acolhido permanecerá na família acolhedora até a superação da situação de risco e/ou vulnerabilidade que gerou o acolhimento, para que possa haver o retorno à família de origem. Em casos de crianças e adolescentes onde não é possível o retorno à família de origem, haverá o encaminhamento para processo de adoção.

Caso alguém tenha interesse em ser uma Família Acolhedora, pode buscar o Serviço, que atende junto à Secretaria de Assistência Social, na Avenida Brasil, nº 884, das 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.

Mais informações através do telefone 3441-8561 ou WhatsApp 98894-6269.

Deixe seu comentário