Família se dedica aos “Morangos do Sítio” no interior de Xanxerê

5 de dezembro de 2017 10:50
Agricultura , Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Família se dedica aos “Morangos do Sítio” no interior de Xanxerê Xanxerenses apostaram na produção do morango e tem gostado do resultado (Fotos: Patrícia Silva)

 

A família de Iloir Fonini desde junho deste ano, passou a dedicar o seu tempo para a produção rural de morangos, na Linha Invernada Grande, no interior de Xanxerê. Poucos meses após o plantio, os frutos já começaram a aparecer e a adoçar o dia a dia daqueles que trabalham com os frutos.

“Foi uma ideia para viabilizar a propriedade e gerar uma renda para o pessoal que vive aqui. Reativamos uma estufa que já tinha no local e tem nos dado um bom resultado”, comenta Gabriel Fonini, filho de Iloir, que também ajuda nos trabalhos.

Chamado de “Morangos do Sítio”, a produção abastece principalmente doceiras de Xanxerê e região.

O cuidado é diário. A colheitas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, para dar tempo do fruto ter a maturação certa. Todo dia tem que fazer a rega, controle de adubação e temperatura.

“É uma produção Semi-hidropônica. A adubação acontece na caixa d’água, que fica ao lado da estufa e então vai pelos canos até os travesseiros de substrato, onde ficam os pés de morando”, salienta.

Questionado sobre o porquê da escolha pela produção Semi-hidropônica, Gabriel diz que o motivo é o sabor do fruto. “Principalmente pelo sabor da fruta, pois no método hidropônico não mantem tanto o sabor da fruta, segundo os próprios consumidores. Temos também uma tela sobre os morangos, que controla a radiação e mantem a temperatura mais amena e com isso consegue se controlar a maturação. Controlando a maturação, o fruto absorve melhor os nutrientes e fica mais saboroso”, finaliza.

A produção tende a diminuir nos meses frios e se intensifica no verão.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais