Fazenda xanxerense aumenta a produção de leite com técnica de Compost Barn

4 de novembro de 2017 15:16
Acessibilidade , Animais , Comunidade , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Fazenda xanxerense aumenta a produção de leite com técnica de Compost Barn (Foto: Divulgação)

A Fazenda Arsego, do produtor Eleandro Arsego, por muitos anos produziu leite em um sistema intensivo de pastejo, contudo em um determinado momento sentiu a necessidade de fazer uma transição no sistema, escolhendo o Compost Barn como opção.

Localizada em Xanxerê-SC, a propriedade chegou a alcançar 3 mil litros diários, com 137 vacas em lactação após o início do trabalho dos técnicos da Cooperideal em 2010. Nos quatro anos seguintes, o trabalho concentrou-se na melhoria da produtividade e qualidade das forragens, com a implementação do pastejo rotacionado e irrigado, além de suplementação alimentar em períodos de menor oferta de forragem. Assim, foi possível aumentar a lotação da área e, em 2014, a produção chegou a 5.000 litros/dia, com 200 vacas em ordenha.

No entanto, a maior lotação também piorou as condições de conforto dos animais, impedindo que os mesmos expressassem seu máximo potencial produtivo. Foi quando os proprietários reavaliaram o sistema de produção, e optaram por confinar os animais.

Hoje, 300 vacas em lactação são mantidas em Compost Barn, e o sistema chegou a produzir 10 mil litros diários,  e o produtor avalia positivamente a decisão da mudança.

Fonte: Milk Point

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais