FCDX comemora 30 anos de atuação no município

28 de agosto de 2018 15:05 | Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
FCDX comemora 30 anos de atuação no município FCDX completa 30 anos em Xanxerê (Fotos: Patrícia Silva/Lance Notícias)

A Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência de Xanxerê- FCDX completa, no mês de setembro, 30 anos de atuação no município.

Durante dez anos o núcleo da FCD de Xanxerê, atuou apenas na conscientização das pessoas com deficiência, através de encontros quinzenais de formação, participação em eventos e atividades sociais e esportivas, não tendo personalidade jurídica. Com o passar dos anos o grupo de pessoas com deficiência sentiu a necessidade de uma estrutura maior fazendo com que o núcleo da FCD se tornasse uma associação. Assim, em 1997, surgiu a FCDX – Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência de Xanxerê, a qual contempla toda a ideologia de libertação da pessoa humana presente em seu movimento social, agregando caráter associativo de seus membros sem fins lucrativos.

“Quem trouxe a Fraternidade para Xanxerê foi o Paulo Ferronatto, inclusive, foi ele que me trouxe para a FCDX. No começo, nos encontrávamos para conversar, nos apoiar. Hoje, graças a Deus temos a nossa sede própria, oferecemos várias atividades”, comenta Maiara Dalacqua, coordenadora da FCDX.

Para comemorar o marco dos 30 anos, no dia sete de setembro, os membros da FCDX irão se reunir para confraternizar.

“Nós vamos ter o desfile, como sempre participamos e depois vamos fazer um almoço para comemorar. Não vai ser cobrado, mas também será apenas para os fraternistas. É uma forma de comemorarmos, tem pessoas que estão aqui desde o começo acompanharam a evolução da FCD”.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais