Variedades

Lance Notícias | 21/10/2021 18:30

21/10/2021 18:30

144143 visualizações

Feito a mão e coração: professora encontra uma nova motivação no artesanato

Por mais de 30 anos Ilda Moreschi Sartor foi professora em Xanxerê, e quando aposentou-se viu seus dias transcorrerem mais lentos que o comum, afinal, a rotina de uma educadora é cheia de afazeres, que quem é deste meio conhece bem. Ainda quando criança, ela aprendeu técnicas e artesanato que haviam ficado de lado até […]

Feito a mão e coração: professora encontra uma nova motivação no artesanato

Por mais de 30 anos Ilda Moreschi Sartor foi professora em Xanxerê, e quando aposentou-se viu seus dias transcorrerem mais lentos que o comum, afinal, a rotina de uma educadora é cheia de afazeres, que quem é deste meio conhece bem.

Ainda quando criança, ela aprendeu técnicas e artesanato que haviam ficado de lado até então, e foi a partir daí que decidiu tornar suas tardes mais produtivas, retomando esse antigo amor.

– Sempre que possível minha mãe fazia seus trabalhos a mão, como tricô, bordados, crochê, e se aperfeiçoou em várias outras técnicas abrindo um leque de diversos tipos de artesanato – conta Sabrina, filha de Ilda e sua maior incentivadora.

Sabrina conta ainda, que a mãe trabalha com diversos formatos de artesanato, como nos modelos de pintura em MDF, pintura em gesso, macramê, amigurumi, entre outros.

– Seus produtos, são em sua maioria itens para decoração, temáticos, itens para presentes e brindes, suporte de plantas, chinelos bordados, pinturas e decoração de caixinhas, porta joias, bandejas, bolsas, bichinhos infantis e diversos outros itens – cita alguns.

Em casa, Ilda comenta que aproveita os momentos para criar novos produtos.

– Eu gosto de fazer meu artesanato porque através dele eu consigo aproveitar minhas horas vagas de forma produtiva. Eu gosto de ver o resultado final, gosto de me desafiar a fazer coisas novas, gosto de abusar da criatividade na hora de criar novos itens, e o mais legal é ver o carinho das pessoas que apreciam meu trabalho que faço com muito amor, carinho e dedicação. Faço como se fosse pra mim – diz.

Nesse ano, Sabrina, percebeu que poderia estar ajudando sua mãe na divulgação de seu artesanato e com muito carinho, criou uma conta no perfil do Instagram, que leva o nome @feitoamaoecoracao.xanxere, a qual Sabrina administra e tira dúvidas das pessoas que entram em contato.

– A criação do perfil tem o intuito de ajudar a divulgar, incentivar, valorizar o artesanato, e também claro, comercializar os trabalhos. Além de ser uma forma de ampliar o alcance, com mais pessoas que podem entrar em contato para conhecer melhor esses trabalhos – diz Sabrina.

Ilda faz parte do grupo de Artesãos de Xanxerê, e já realizou doações de alguns de seus trabalhos para entidades sem fins lucrativos, como o Grupo da Terceira Idade Bem Viver, de Xanxerê, o qual também é integrante.

– Gosto do que faço, sempre dou meu melhor e a cada item produzido é uma nova aprendizagem, isso me faz muito bem pra cabeça e para o coração – finaliza.

Deixe seu comentário