FIESC e IEL promovem ação para elevar a competitividade das indústrias em Xanxerê

21 de outubro de 2016 07:48
Sem categoria Compartilhar no Whatsapp
FIESC e IEL promovem ação para elevar a competitividade das indústrias em Xanxerê (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

 

A iniciativa é da Vice-presidência da FIESC – Oeste com apoio do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina – IEL/SC. O programa contribui para elevar a competitividade das indústrias do Oeste Catarinense. Nesta próxima terça (25), às 08 horas na ACIX será realizado um café para apresentar o programa as Indústrias de Xanxerê e região, a proposta é formar um grupo de até 14 Indústrias.

Com o foco na Gestão das empresas o programa propõe ganhos operacionais consideráveis, diminuição de desperdícios, aumentando a produtividade de toda a cadeia produtiva. Desde 2008 o IEL já atuou em 17 grupos, com mais de 130 indústrias desenvolvidas. Este Programa é dividido em duas partes, a primeira de 40 horas onde um grupo de empresas se reúne para workshops, oficinas coletivas e troca de experiências, já a segunda parte, também de 40 horas cada empresa recebe assessoria particular.

Natalino Uggioni, superintendente do IEL apresentou as seis etapas em que o programa é dividido. A primeira é a sensibilização, onde seleciona as empresas que participarão do projeto e adere as mesmas. A segunda é o mapeamento, que faz a avaliação do posicionamento competitivo de cada empresa e relatório individual com apresentação confidencial dos resultados. A terceira já é a qualificação, onde acontecerão os workshops e a consultoria individual. A quarta é a medição dos resultados, avalia e analisa os ciclos de melhoria na gestão e no processo produtivo. A quinta é a certificação, onde é realizado um evento de confraternização com apresentação dos resultados e certificação das empresas participantes. E por último, a sexta etapa são as ações de relacionamento, que envolvem rodadas de negócios e visitas técnicas.

Segundo Waldemar Antônio Schmitz, Vice-presidente da Fiesc para a região oeste, o programa busca atender à solicitação dos empresários da região, que manifestaram interesse em qualificar suas equipes para fortalecer o processo de gestão e a redução de custos, fator relevante para a tomada de decisão.

Este evento conta ainda com apoio dos Sindicatos vinculados a FIESC,  Sicomai – Sindicato da Industria da Construção Civil da Amai, Simmex – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Xanxerê e ACIX – Associação Empresarial de Xanxerê.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais