Foco na solução requer atenção aos detalhes

Avalie a raiz do problema para ser assertivo quando focar na solução!

6 de maio de 2019 08:09 | Visualizações: 61
Coluna Momento Coach Compartilhar no Whatsapp
Foco na solução requer atenção aos detalhes

Para ajudar a manter os bons fluídos é sugerido ter plantas bem verdes, não só em casa, mas também no ambiente de trabalho, observe o quanto um ambiente com plantas fica agradável e mais leve, o verde sempre traz um toque especial em tudo e as folhagens naturais são sempre fonte de boas energias. Eu gosto muito das plantas naturais e cultivo-as sempre em todos os meus ambientes.

Não sei se isso já aconteceu contigo, mas comigo já, certo dia olhei para as minhas plantas e notei que estavam, murchas, definhadas e amareladas, para falar a verdade estavam morrendo. Então logo tentei entender o que se passava, eram plantas próprias para ambientes internos, o que estaria errado? Logo me pareceu ser falta de água, então passei a regá-las todos os dias. O resultado foi catastrófico e a condição de vida das minhas plantas pioravam dia a dia, ficaram mais debilitadas, o que gerou um enorme conflito e ao mesmo tempo uma oportunidade de mudar o olhar.

Feito as pesquisas sobre as espécies e forma de cultivo, apareceu a resposta técnica. Não era a falta de água que estava sufocando, maltratando, secando as plantas, e sim, o excesso de água dedicada a elas, pois os vasos, não tinham para onde fluir seus resíduos, realizar o escape, processar o filtro. As plantas se afogavam no excesso de zelo.

Portanto, mais do que zelar, cuidar, gostar, é necessário sempre, apurar para ter respostas reais do algo que pode estar acontecendo com a planta que a gente cuida e não ficar querendo adivinhar, supor ou chutar a causa de algo ruim ocorrendo.

A analogia que podemos fazer com esta experiência sobre as plantas, é que se comparada as nossas vidas, relativo ao nosso trabalho, estudos e desafios, é sempre fundamental ficarmos alertas ao que pode parecer estar claro a nossa frente, nem sempre o que parece, é.

Comumente tiramos nossas próprias conclusões e gastamos nossas energias porque queremos encurtar o caminho ou simplesmente seguir nossa intuição, sem levar em consideração as análises mais técnicas do problema, sem se convencer, de que o adivinhar não é um caminho seguro, razoável para um projeto, relacionamento ou desafio.

Para uma vida promissora é necessário alinhar os pensamentos, abrir a visão e com medidas paramentadas, viver com sabedoria.

Que sejamos mais cuidadosos e menos superficiais na busca da solução para os problemas que surgem no decorrer da vida, desta forma teremos bem mais possibilidades de acertar nas decisões.

 

Para mais informações e dicas de leitura, acessem meu blog www.jocelainerufatto.com.br


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais