Fogos de artifício resultam em morte e diversas fugas de cães, em Xanxerê

2 de janeiro de 2019 10:34
Animais , Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Fogos de artifício resultam em morte e diversas fugas de cães, em Xanxerê Foto: Olhar Animal

Durante a passagem do ano novo em Xanxerê, foi possível observar a queima de fogos em diversos pontos da cidade, o que resultou no amedrontamento seguido de fuga de diversos cães. Foi registrado também, a morte de um cachorro, em função do intenso barulho.

De acordo com o zootecnista Vagner Ribeiro, e integrante do grupo Bem-Estar Animal, a entidade recebeu diversos pedidos de ajuda de populares, em busca de seus animais.

– Durante o primeiro dia do ano muitas pessoas entram em contato com o grupo, relatando o desaparecimento dos seus animais e procurando ajuda para como proceder – pontua Vagner.

 

Ajude para que os animais perdidos retornem às suas casas

A recomendação para a população no decorrer desta primeira semana de 2019, é que caso aviste um animal assustado ou perdido tenha cautela ao se aproximar do mesmo.

– Os animais estão muito assustados e ainda não pararam para raciocinar que precisam retornar às suas casas, por isso, podem ser violentos. Assim, uma orientação é que a população xanxerense, quando avistar um animal que aparenta estar perdido, deve-se resgatá-lo e ajudar na divulgação, postar uma foto do mesmo no facebook e pedir para que compartilhem, assim o dono pode encontrar seu animal – orienta.

Além dos animais perdidos, Xanxerê registrou a morte de um cachorro em função do intenso barulho dos fogos.

– Na virada de ano de 2018 tivemos o registro de um cachorro que morreu em função dos fogos, e neste ano tivemos mais uma vez a morte de um cão. O estrondo dos fogos é tão grande que resulta em um ataque do coração dos animais – frisa.

Além dos cães, o impacto da queima dos fogos pode ser sentido por idosos e crianças com autismo.

– Não são só os animais que sofrem com os fogos, muitas pessoas acabam prejudicadas com esta comemoração. Deve-se pensar até que ponto esta maneira de comemoração é válida, o ideal mesmo seria a conscientização das pessoas e realizar a queima de fogos silenciosos ou a diminuição desta prática, que resulta sempre em diversos danos – finaliza.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais