Fone de ouvido pode ser um vilão para a saúde auditiva

4 de julho de 2018 10:10
Comunidade , Saúde , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Fone de ouvido pode ser um vilão para a saúde auditiva (Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

Ao andar pelas ruas é comum encontras crianças, jovens, adolescentes e também adultos utilizando fones de ouvido. Dentre os mais comuns estão os fones intra-auriculares, que podem ser os mais prejudiciais a saúde auditiva se usado de maneira imprudente.

A fonoaudióloga do Centro Auditivo Resolutà, Macleiser Tosati Jörgensen explica que o fone de ouvido pode ser um grande vilão para a saúde auditiva, principalmente quando utilizado com volumes excessivos.

“Dependendo da maneira como é usado, o fone de ouvido é um grande vilão. Quando inserido no conduto auditivo externo, fica muito próximo ao sistema auditivo, e a onda sonora emitida pelo fone de ouvido, não tem por onde se propagar, entrando com toda a intensidade, prejudicando o sistema auditivo, lesionando as células ciliadas do ouvido interno e consequentemente, a pessoa vai ter uma perda auditiva no futuro”, explica.

(Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

 

 

A fonoaudióloga recomenda que se use o fone de ouvido externo e com o volume até na metade da potência do aparelho.

“O ideal é que as pessoas voltassem a usar o fone externo, já vemos alguns adolescentes usando esse fone. Ele fica um pouco mais longe do sistema auditivo e a onda sonora se perde um pouco, reduzindo a intensidade, chegando ao ouvido com menos intensidade e recomendamos sempre usar os fones com o volume mais baixo”.

Macleiser destaca que pesquisas mostram que há um grande índice de adolescentes, jovens e adultos que estão perdendo a audição gradativamente por conta do fone de ouvido.

“Vemos muitos adolescentes usando fones com volume muito alto. Se você chega do lado de uma pessoa e ouve o que ela está ouvindo, é porque está muito alto, prejudicando a audição, e no futuro muito próximo essa pessoa é um candidato a ter uma perda auditiva”, explica.

Além disso, a profissional alerta para a higiene com os fones de ouvido, principalmente os intra-auriculares. Isso porque, um fone de ouvido sujo e mal cuidado pode causar uma infecção da orelha externa, causando ainda mais problemas.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais