Fotografias retratam histórias de superação de idosos que residem em Xanxerê

18 de outubro de 2019 12:01 | Visualizações: 4267
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Fotografias retratam histórias de superação de idosos que residem em Xanxerê Fotos: Camila Souza Rita

Um projeto fotográfico elaborado por um grupo de xanxerenses retrata histórias de idosos que superaram a violação de direitos. O mesmo foi feito pela fotógrafa Camila Souza Rita, pelo filmaker Mateus Damian, psicóloga Caroline Bender, pelas assistentes sociais Neusa Moscon e Valeria Patrícia Turim Schulz. As imagens foram expostas no hall de entrada da Prefeitura de Xanxerê esta semana.

O objetivo do projeto foi contribuir para a reflexão e conscientização social das possibilidades de superação de violação de direitos contra a pessoa idosa, por meio de abordagens técnicas assertivas, evidenciadas e manifestadas por meio da fotografia.

– As fotos nós fizemos na casa dos idosos com o objetivo de resgatar as memórias deles. São idosos atendidos pelo Creas. Eles nos contaram parte da história deles, desde luta, sofrimento. Nas fotografias eu tentei pegar as essências e trazer uma reflexão e um olhar diferente para com os idosos, entendendo o seu passado, a sua história e quem ele é – comenta a fotógrafa Camila Souza.

O projeto produziu imagens fotográficas e audiovisuais, a partir de histórias de superação de violência de idosos atendidos pelo Creas de Xanxerê, além de promover vivências intergeracionais e intrafamiliares de reconhecimento de violação de direitos e fortalecimento de vínculos. Foram sete idosos que participaram da ação.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais