Fotos: antigos carnavais viram lembranças entre xanxerenses

5 de março de 2019 09:17 | Visualizações: 1202
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Fotos: antigos carnavais viram lembranças entre xanxerenses Fotos: Ivo Zolet

Recordar. É assim que muitos xanxerense resumem o Carnaval. Isso porque, os registros feitos pelo fotógrafo Ivo Zolet trazem à tona parte da juventude de muitos moradores do município, que festejavam pelas ruas durante este período.

Carlos Colatto relembra que quando voltou a morar em Xanxerê, o carnaval era a sensação do momento e a Rua Coronel Passos Maia era sempre o ponto de referência.

– Aqui em Xanxerê, desde que eu retornei da faculdade, era a sensação do momento. Nós tínhamos o Carnaval de rua, que era formado por inúmeros blocos, onde a população participava. A Rua Coronel Passos Mais lotava, era como se fosse o desfile de Sete de Setembro e, depois, nós nos concentrávamos em alguma sede campestre ou em casas com locais grandes. Depois do desfile, os quatro dias, ficávamos nos clubes e tinha classificação por entrada de bloco. Tinha bandas como: Filhos da Terra, Nóis Só Vai e outras. As bandas entravam e os blocos iam atrás. Era festa no Clube Sete e no Clube Xanxerense e isso lotava os clubes as quatro noites – diz.

Com o passar o tempo, a cultura foi se perdendo, mas o objetivo do Clube Sete é trazer novamente a prática para o município.

– Depois que o Clube Sete e o Clube Xanxerense não puderam mais fazer essas festividades, praticamente encerrou. Tentou-se na Femi, mas não evoluiu e agora, o Clube Sete está tentando resgatar. Queremos resgatar essa cultura de Carnaval de clube que se tinha antigamente – conclui.

Confira alguns registros:

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais