Gestante questiona falta de ginecologista na rede básica de Saúde

10 de junho de 2019 11:49 | Visualizações: 622
Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Gestante questiona falta de ginecologista na rede básica de Saúde Foto: Divulgação

A reportagem do Lance Notícias foi procurada por uma gestante que questiona a falta de médico ginecologista na Atenção Básica de Saúde de Xanxerê. Ela comenta que está passando por uma gravidez de risco e o acompanhamento deste profissional se faz fundamental.

– O município não tem nenhum ginecologista para casos de gravidez de alto risco hoje. Sou gestante e estou com um problema grave e fui informada que não tem médico especialista. Eu me obriguei a procurar um obstetra particular, mas e as mulheres que não tem condições? Quando a situação vai se normalizar?  Visto que no ano passado também passei por uma gravidez de alto risco e fui muito bem atendida, inclusive fiz várias viagens até Florianópolis para consultas e exames. Mas e se for necessário novamente agora? Sem ginecologista esse encaminhamento nunca vai acontecer – questiona a gestante, que prefere não se identificar.

O Lance Notícias entrou em contato com a secretária de Saúde, Irene Goralski, que destacou que as duas profissionais que atuavam nesta área tiveram os seus contratos, de dois anos, vencidos e por isso pararam de trabalhar. Um novo concurso público já foi feito e na última semana os médicos foram chamados.

– Agora temos o prazo legal de 30 dias para que o médico se apresente e se ocorrer tudo dentro da normalidade, os atendimentos já serão restabelecidos – comenta Irene.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais