Gestão integrada entre Bombeiros e Samu é discutida em Xanxerê

12 de dezembro de 2017 10:51
Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Gestão integrada entre Bombeiros e Samu é discutida em Xanxerê Fotos: Alessandra Bagattini/ Lance Notícias

Na manhã desta terça-feira (12), o Secretário Estadual de Saúde e Diretor Estadual do Samu, estiveram em Xanxerê, em uma visita no quartel do Corpo de Bombeiros. Objetivo foi verificar o processo de preparação para a integração prevista para 2018.

Na oportunidade foi discutida como vai funcionar a nova gestão integrada do sistema, que deve ocorrer a partir de abril de 2018 e também sobre as alterações físicas necessárias a serem feitas no quartel.

O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, destaca que a visita é para debater sobre algumas alterações que vão ocorrer. “Nós alguns meses atrás, convocamos o Coronel para fazer o gerenciamento do Samu. Algumas mudanças aconteceram depois que ele entrou e de fato continuo nós montamos a coordenação médica do Samu, que fica ao encargo do André Motta. Essa nova concepção do Samu, que nós estamos fazendo, é justamente de utilizar melhor os meios, as instalações e juntar o que tem de qualificado no Estado, em termos de Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiros Voluntários e a o Samu”.

O objetivo é que a concepção seja adaptada até 2018. “Essa concepção vai ser adaptada até 2018, quem sabe até abril ou maio, já estejamos todos migrados para um central única, que será em Florianópolis. Nesse novo enquadramento, o André Motta, vai ficar responsável pelo Samu como pelo treinamento de todos os pontos socorros do Estado”.

Nesse primeiro momento ocorre às visitas nas bases, onde é analisada como está a situação dos locais. “Estamos visitando as bases, para verificar a situação e ver como estão as coisas. A tendência é que as bases alugadas, sejam aproximadas de estabelecimentos do Estado. Queremos reduzir esse custo e melhorar a qualidade do atendimento. Nós temos muito a percorrer sempre objetivando a melhor qualificação no atendimento pré-hospitalar”.

O gerente estadual do Samu, Coronel João Batista Cordeiro, comenta que Xanxerê foi o primeiro município a receber essa visita. “Quando o secretário nos passou a missão, ele passou também a missão de vermos a necessidade do paciente. Então estamos vendo essa linha como um todo. Estamos fazendo essas visitas, aqui em Xanxerê é pela segunda vez. Mas nós vimos que há necessidade de investimento. Foi repassado um valor de R$60 mil para realizar as reformas aqui. Um dos objetivos que temos hoje é ver como está o andamento da obra e fazer uma conversa, sentir a necessidade deles. Isso é importante para tomarmos as medidas corretas”, conclui.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais