Grupo Bem Estar Animal de Xanxerê sugere implantação do projeto “Cavalo de Lata”

5 de julho de 2017 11:09
Animais , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Grupo Bem Estar Animal de Xanxerê sugere implantação do projeto “Cavalo de Lata” Pesquisa do Projeto Cavalo de Lata diz que com R$ 0,06 por km rodado você pode levar 1.000 kgs. (Fotos: Divulgação Cavalo de Lata)

O “cavalo de lata” é a alternativa sugerida pelo Grupo Bem Estar Animal de Xanxerê para a substituição da tração animal. A sugestão será apresentada por Wagner Ribeiro, membro do grupo, durante a reunião com as entidades na Câmara de Vereadores de Xanxerê, na noite desta quarta-feira (05).

A reunião tem por objetivo discutir o Projeto Lei AM 032/2017, que visa a redução gradativa da circulação de veículos de tração animal no perímetro urbano do município em um prazo de dois anos. O texto está atualmente em tramitação nas comissões.

Segundo Claudecir Rodrigues, que também faz parte do grupo, destaca que o projeto já deu certo em algumas cidades. “Vai ser citado hoje sobre a existência do ‘Projeto Cavalo de Lata’, mas a adesão vai depender da prefeitura se vai implantar ou não. É um projeto que já deu certo em algumas cidades e continua ainda sendo debatido em muitas reuniões referente a tração animal”.

O projeto determina que ocorra o cadastramento dos condutores desse tipo de veículo. O texto prevê, ainda, ações que viabilizem a capacitação dos trabalhadores que dependem deste tipo de condução.

Claudecir diz ainda que o projeto visa auxiliar a sustentabilidade do município. “Entramos em contato com o pessoal do Cavalo de Lata e eles se dispuseram a vir até a cidade para apresentar o projeto e modelos dos Carinhos Elétricos na Câmara de Vereadores. Seria ótimo para nosso município, tanto, para os recicladores que poderão continuar em suas atividades, quanto para o controle de zoonoses.”

Segundo o membro, o projeto trará benefícios também para os recicladores. “Tendo em vista que o projeto atingiu a expectativa em algumas cidades, acho que Xanxerê não será diferente e só trará benefícios, pois as laterais poderão ser usadas para publicidade, com propagandas de empresas e comércio local, visando assim ajudar na renda familiar mensalmente”.

Relembre:

Entidades devem se reunir para debater sobre o projeto de tração animal em Xanxerê

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais