Grupo de apoio a pessoas com câncer será criado em Xanxerê. Saiba como ser voluntário!

7 de julho de 2019 14:10 | Visualizações: 808
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Grupo de apoio a pessoas com câncer será criado em Xanxerê. Saiba como ser voluntário! Foto: iStock/Getty Images

O câncer é uma doença das mais temidas e vem se contextualizando como um importante problema de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento. O tratamento longo e doloroso exige a presença e a necessidade de ajuda do grupo familiar, da assistência da rede de saúde e muitas vezes da rede de assistência social.

Em geral, quando uma pessoa recebe o diagnóstico de câncer é na família que se concentra a fonte de cuidados e a atenção necessária para amenizar o sofrimento decorrente da doença. A doença, constantemente deixa a família em situação de vulnerabilidade econômica e muitas vezes também é causadora de desestabilização emocional, gerando ansiedade, angustia medos e alteração nas relações e rotina familiar.

Diante da necessidade diagnosticada, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Xanxerê tem mantido atividades para o atendimento as mulheres, durante e após o tratamento oncológico. E buscando apoiar também as famílias, será criado em Xanxerê, em parceria com a Unoesc, o Grupo de Apoio e Fortalecimento de Vínculos Familiares Comunitários das pessoas com câncer.

De acordo com a presidente da entidade, Andréa Carla Gaboardi, os encontros serão mensais e a comunidade pode ser voluntária no projeto.

– Queremos implantar um grupo de apoio e fortalecimento as famílias da política de assistência social e comunidade para assistirem pessoas com câncer, visando prepará-los para amenizar o enfrentamento da doença e fornecer orientações através das informações nas diversas áreas – conta.

Serão quatro encontros e se você deseja ser voluntário, pode se inscrever por meio do site (AQUI) ou diretamente na Secretaria de Rede Feminina de Xanxerê. As inscrições seguem até o dia 18 deste mês.

O grupo terá as seguintes funções: repassar informações referentes aos diretos da pessoa com câncer, com ênfase ao direito previdenciário; informar sobre a regulação da saúde e serviços existentes no município de Xanxerê; oferecer orientação psicológica visando criar estratégias para o enfrentamento da doença mantendo o equilíbrio emocional; apresentar o trabalho desenvolvido pela RFCC no município de Xanxerê; proporcionar aos participantes o conhecimento da Rede Socioassistencial do município e os serviços oferecido e estabelecer comunicação eficiente, completa e eficaz entre os profissionais, familiares e comunidade.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais