Grupo de Cuidadores de Pacientes com Alzheimer inicia atividades do ano na próxima semana

22 de fevereiro de 2019 11:13
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Grupo de Cuidadores de Pacientes com Alzheimer inicia atividades do ano na próxima semana (Foto: Divulgação)

Xanxerê conta, há mais de 15 anos, com um Grupo de Cuidadores de Pacientes com Doença de Alzheimer. Os encontros acontecem uma vez por mês sempre na última terça-feira do mês, a partir das 19h, nas dependências do Sesc. E, no dia 26 de fevereiro, terça-feira, o grupo irá iniciar suas atividades do ano de 2019.

De acordo com a coordenadora do grupo, Eleni Canello Capra, o objetivo principal do Grupo é cuidar e repassar orientações aos cuidadores de pessoas com Alzheimer. Ademais, os encontros são abertos à comunidade.

– Ele é um Grupo aberto, todas pessoas podem participar, nosso foco principal são os cuidadores, mas qualquer um pode participar, mesmo não sendo cuidador ou tendo pacientes com a doença – destaca.

O Grupo tem um propósito simples, porém, muito importante: cuidar do cuidador.  O paciente com Alzheimer recebe tratamento médico e a atenção do cuidador, mas essa pessoa também precisa de um cuidado, pois essa doença é complexa e exige um cuidado da pessoa no tratamento do paciente.

Geralmente a cada encontro um profissional de uma área interligada à questões relacionadas à doença participa, principalmente para esclarecer dúvidas dos cuidadores. Além disso, em alguns encontros pontuais, os pacientes que estejam bem também participam, para provocar essa interação maior entre o cuidador e seu paciente e também com outros pacientes e cuidadores.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais