Grupo de Reis de Xanxerê mantém tradição visitando casas da região

31 de dezembro de 2016 09:47
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Grupo de Reis de Xanxerê mantém tradição visitando casas da região Grupo de Reis de Xanxerê mantém tradição visitando casas da região.(Foto:Divulgação/Rede Social)

A tradição dos Grupos de Reis se mantém viva no Oeste do estado, passando a celebração originalmente católica de geração para geração. Nesta época do ano os músicos visitam as residências, levando diversão e alegria às famílias da região.

Entre os artistas que preservam esta cultura, estão os membros do Grupo de Reis de Xanxerê. Composto por 20 pessoas, o grupo segue a tradição há 29 anos. Com homens de todas as idades, os músicos se dividem em dois grupos e visitam inúmeras casas todos os anos.

As visitas iniciam em dezembro, e de segunda a sexta-feira, são visitadas cerca de quatro casas por noite, até o início de janeiro. Ao término de todas as apresentações o grupo oferece um almoço às famílias que os receberam em suas residências.

Segundo o representante dos Reis de Xanxerê, Francisco Fontana, a contribuição dada pelas famílias é arrecadada para o almoço e o restante do dinheiro é doado à Casa do Idoso em Xanxerê, além do hospital e a ONG Amor à Vida.

“Nós levamos uma mensagem de esperança para o próximo ano, alegria, caridade e a fé através das nossas cantorias de igreja. Além também de fazer amigos, conhecer pessoas diferentes e principalmente, rever amigos”, expressa Francisco.

O grupo de Reis de Xanxerê visita cerca de 140 famílias por ano. Francisco explica que para receber a visita do grupo, basta convidá-los e reunir as pessoas para participarem da celebração.

Oeste Mais


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais