vitta cardio menu

Grupo Folclórico Tallan Ricordarsi realiza Filó no sábado (15) em São Domingos

Lance Notícias | Promoção , Social | 10/02/2020 16:05
Grupo Folclórico Tallan Ricordarsi realiza Filó no sábado (15) em São Domingos 1
Compartilhar no Whatsapp
Visualizações: 22890

O Grupo Folclórico Tallan Ricordarsi de São Domingos, do Bairro Nossa Senhora Aparecida, realiza neste sábado (15) o tradicional Filó, com início às 19h30min, na sede da SERU de São Domingos, com vagas limitadas.

O grupo tem como presidente Maria Aparecia Mariani, que em seu nome, em conversa com o Coordenador de apresentações e atividades artísticas, Anderson Felipe de Carvalho, ele comenta:

– Somos uma família de mais de 25 integrantes, das mais diversas idades, todos de famílias agricultoras. Fazemos Filó honrando nossos pais, nonos e bisnonos, por isso do nosso amor pelas raízes Talianas. Queremos resgatar e manter a cultura italiana na cidade, com orações, teatro, música, e com a prática da língua italiana – destaca.

Anderson ainda destaca que, para o sábado (15) o grupo prepara o Filó pensando nas raízes, e diz:

– Que tal voltar ao passado? O nosso Filó é uma recomposição de vários costumes “Talian”. Formatado com um delicioso jantar típico composto por: fregolà, grostoli, Polenta, fortaia, radicì coti, frango em molho, carne de porco frita, salame frito, macarronada, e diversos tipos de salada, deliciosa sobremesa com sagu, Chico balanceado, sugulo… e no final da noite um delicioso brodo com pão, o jantar também dispõe de bebidas inclusas sucos naturais e vinhos. Nosso Filó conta com diversas atividades artísticas como música, teatro danças, e a religiosidade, com duração de 3h30 – frisa o Coordenador.

Uma vez que o município de São Domingos é colonizado, em sua maioria por italianos, o grupo faz apresentações culturais e organiza o tradicional Filó todos os anos. Os componentes se encontram todas as sextas-feiras na casa de algum de seus membros para fazer ensaios de cantos e os tradicionais filós, que nestes dias são organizados pela família que os acolhe. O coordenador convida a todos:

– Nosso Filó será realizado em um local acolhedor que busca resgatar a história do Talian, com cantoria para animar, comida saborosa e dose generosa de alegria, será uma noite memorável recordando os tempos dos nossos nonos. Vuto vegnher far Filó inseme a noantri? Venhi tuti insieme a far Filó! – destaca Anderson.

Deixe seu comentário