Grupos se reúnem em Xanxerê para a 4ª etapa do Festival Regional da Cultura Gaúcha

1 de setembro de 2019 10:57 | Visualizações: 320
Comunidade , Cultura Compartilhar no Whatsapp
Grupos se reúnem em Xanxerê para a 4ª etapa do Festival Regional da Cultura Gaúcha Foto: Carol Debiasi

Peões e prendas de toda região se encontram neste domingo (1º) para a quarta etapa do festival regional da cultura gaúcha. As apresentações de danças, chulas, tava, tartafe, gaita pianada e dança biriva acontecem no CTG Espelho da Tradição, em Xanxerê. Durante todo o dia os grupos farão as apresentações e a comunidade está convidada a participar e prestigiar essa cultura.

São 56 grupos de dança que se apresentam neste domingo em Xanxerê. Além disso são 22 chuleadores de todas as idades que disputam pelo troféu. Estão no município grupos desde a região do Meio Oeste até o Extremo Oeste. A quinta e última etapa vai acontecer em Quilombo no mês de dezembro.

A última apresentação que deve ocorrer por volta das 21h é da dança biriva. São danças tropeiristas feitas somente por homens. Os tropeiros de mulas, que interligavam o Rio Grande às áreas rurais do centro do país, as dançavam nos seus acampamentos e nos momentos de diversão e festa. A dança é caracterizada por movimentos de passar o bastão por entre as pernas, por uma mão e outra e sapateios. A dança demonstra e representa a habilidade e o vigor físico dos dançarinos.

Foto: Carol Debiasi


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais