Há mais de 20 anos em Xanxerê, Associação Gambaré realiza trabalho beneficente

10 de janeiro de 2019 09:39 | Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Há mais de 20 anos em Xanxerê, Associação Gambaré realiza trabalho beneficente (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

A Associação Gambaré, de Xanxerê, presta serviços voluntários há mais de 20 anos no município. Por ser uma associação beneficente, realiza ações em prol de famílias carentes de Xanxerê, prestando auxílio com alimentação, empréstimo de aparelhos ortopédicos e, também, ajuda para consultas e exames médicos.

De acordo com o atual presidente, Nilson Oselame, hoje a Associação conta com 17 famílias sociais. Isso porque, todos os membros do grupo familiar auxiliam nas atividades. Dentre as ações, acontece, todos os anos, a tradicional macarronada com galeto promovida por eles, que tem como objetivo arrecadar recursos para manter as ações beneficentes.

– Como somos uma associação beneficente, nós ajudamos quem precisa. Ajudamos famílias carentes com doações de coisas que eles precisam, servimos refeições quando conseguimos. Além disso, auxiliamos em ações beneficentes também, como promoções realizadas em benefício de alguém – comenta.

Além disso, todas as famílias sócias doam cestas básicas durante o ano, que são destinadas à famílias carentes do município.

Para realizar a manutenção das atividades, os associados contribuem com uma mensalidade, que é utilizada para as atividades internas. Além disso, o montante arrecadado com a macarronada com galeto promovida todos os anos é destinado exclusivamente para as ações sociais promovidas.

 

Reuniões

As reuniões são mensais, onde todo os membros discutem sobre os pedidos de ajuda e doações recebidas e se organizam para auxiliar em promoções beneficentes.

– Conforme conseguimos nós ajudamos, pois hoje tem muita gente que precisa de apoio, auxílio financeiro para uma consulta médica, precisa de uma cadeira de rodas, andador. Auxiliamos com isso também, temos cadeiras de rodas, de banho e andadores para empréstimo – destaca.

A Associação mantém uma sede no Parque da Femi que é utilizada para as reuniões e atividades para os sócios. E, quem deseja pedir ajuda para a Associação Gambaré deve encaminhar um ofício com a solicitação, que será analisado pelos sócios.

 

Origem do nome

Quanto ao nome Gambaré, a sua origem é um pouco inusitada. Segundo Nilson, ele foi escolhido a partir de uma figurinha de chiclete.

– O nome foi escolhido de forma inusitada. Antigamente tinha alguns chicletes com figurinhas e uma crianças chegou com uma dessas e um sócio sugeriu esse nome. O pessoal gostou e ficou Gambaré – conta.

Além disso, em japonês Gambaré quer dizer ajuda.

 

Como participar

Novos membros são integrados à Associação por indicação das famílias que já são sócias. Geralmente as atividades envolvem toda a família, por isso é preciso engajamento dos pais e filhos também.

– Para fazer parte da associação, quem já é sócio precisa fazer a indicação dos novos membros. Pode participar todos os membros da família, pois geralmente todos são envolvidos nas nossas ações – conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais