História do Museu do Milho será gravada para série do projeto Conhecendo Museus

3 de dezembro de 2018 10:23 | Comunidade , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
História do Museu do Milho será gravada para série do projeto Conhecendo Museus (Foto: Divulgação)

O Museu do Milho Antonio Sirena vai receber, de seis a oito de dezembro, o projeto Conhecendo Museus. O objetivo é produzir um audiovisual contando a história do local, desde sua criação, acervo até as atividades desenvolvidas. Além de divulgar bens e valores culturais da humanidade democratizando o conhecimento gerado por essas instituições, e ainda divertir e fomentar o surgimento de novos públicos.

A diretora de Cultura da Prefeitura de Xanxerê, Aguinetes Barfknecht, conta que no ano passado a equipe do Projeto Conhecendo Museus esteve em Xanxerê para realizar o primeiro contado e conhecer a estrutura do museu.

– Agora, eles retornam a Xanxerê para fazer imagens do nosso museu, seguindo um roteiro onde terão depoimento de várias pessoas envolvidas no processo desde a criação. Nosso museu vai ganhar destaque na categoria gastronomia. Este é um importante momento para o Departamento de Cultura e para o município, já que nosso museu foi o escolhido nessa temporada e será conhecimento mundialmente – conta.

O material poderá ser assistido através do Youtube e terá duração de 26 minutos, com data ainda a ser confirmada pelos organizadores. A série mantém estreita afinidade com a grade de programação da TV BRASIL e TV ESCOLA com a preocupação das emissoras em transmitirem conteúdos de qualidade.

Sobre o projeto

O projeto tanto promove o resgate da memória brasileira – inscrita nos objetos, obras de arte e documentos –, consolidando-a num conjunto de informações acessíveis, como colabora na formação e no apuro da consciência crítica dos telespectadores, em particular os mais jovens.

Cabe lembrar que o processo de elaboração do futuro passa pelo olhar atinado sobre o passado e o presente, para o que os museus contribuem de forma saliente.

O conjunto de programas tem motivação paradidática. Os museus de vocação variada, espalhados por todo o País, são retratados na sua integridade, com a exposição detalhada dos acervos; com a revelação da história e histórias por trás das peças; com o esclarecimento dos critérios técnicos de escolha delas, etc.

Com episódios de vinte e seis minutos de duração, divididos em dois blocos, o programa investe em linguagem ágil, moderna, visualmente atraente. Sem contar com as figuras tradicionais do apresentador e do repórter, a narrativa se apoia em voz off, com texto na primeira pessoa. Essa opção estética permite a personalização do narrador, da fotografia e da edição, afastando a obra das fórmulas marcadamente codificadas do jornalismo ou dos vídeos de inspiração institucional.

Mesmo que dirigido a audiências mais jovens, o Conhecendo Museus, pelo formato e pela narrativa, poderá ser assistido, sem sobressaltos, por telespectadores de outras faixas etárias. O esforço de sensibilizar um segmento do público não implica preterir todos outros. A uni-los, a extrema familiaridade com que identificam códigos formadores da linguagem televisiva.

Os programas serão ineditamente exibidos para o grande público pela TV Brasil/EBC e TV Escola/MEC.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais