“Hoje dou mais valor a vida”, diz xanxerense que venceu o câncer

5 de março de 2019 15:36 | Visualizações: 814
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
“Hoje dou mais valor a vida”, diz xanxerense que venceu o câncer Foto: divulgação

Margarette Giroletta Franke, de 52 anos, hoje fala com a maior alegria que é uma vitoriosa. Aos 45 ela foi surpreendida pela notícia do câncer de mama e desde então a sua vida mudou totalmente.

Ela descobriu o câncer por meio de exames de rotina e ter descoberto no estágio inicial foi crucial para o êxito do tratamento.

– Eu fui consultar no posto, mas consulta de rotina, pois estava me sentindo bem. E saiu a liberação para fazer a mamografia, mas o pessoal me ligou e eu não estava em casa. Encontrei a agente de saúde no mercado e ela me avisou disse para eu fazer ou então comunicar para dar a vaga para outra pessoa, mas pensei bem e fui fazer, foi quando apareceu o nódulo – relembra.

Após receber a notícia, ela já foi encaminhada para o setor da oncologia em Chapecó e iniciou a fase mais delicada: as quimioterapias.

– Foram seis sessões de quimioterapia e com isso já conseguimos reduzir o nódulo em 80%. A quimioterapia é a fase mais difícil, com certeza. Era uma aplicação a cada 21 dias, quando estava me recuperando de uma sessão tinha a próxima. Fiz a cirurgia e não foi necessário tirar toda a mama. Depois fiz as radioterapias, foram 30 sessões e hoje posso dizer que estou curada – conta.

Após o câncer, Magarette conta que mudou totalmente. Hoje, ela dá mais valor a vida.

– Quando um pessoa tem câncer logo se pensa que ela vai morrer e de repente eu me vi com câncer, eu tenho dois filhos, queria estar bem. Nessa fase eu desenvolvi muito a minha fé, e graças a Deus eu estou curada. Depois do câncer se dá muito mais valor a vida. A Rede Feminina também é fantástica, lá recebemos muito apoio, tem as terapias, o tricô, ginástica, os coquetéis, estar com as mulheres que estão passando pelo mesmo que a gente ajuda muito – enfatiza.

Agora o último passo é fazer a reconstrução da auréola por meio da micropigmentação. Isso irá ajudar na autoestima pois saúde, Margarette esbanja.

– Quem está passando por isso precisa ter fé que vai passar, porque Deus é maravilhoso e tudo passa – finaliza.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais