Hospital Regional São Paulo promove ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

27 de julho de 2016 10:53
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Hospital Regional São Paulo promove ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno Comissão do Aleitamento Materno do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê, está organizando o 1º Mamaço. (Foto: Divugação)

De 01 a 04 de agosto, a CAM (Comissão do Aleitamento Materno do Hospital Regional São Paulo) ASSEC de Xanxerê, irá promover atividades internas e externas, em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno. Segundo a Enfermeira e Coordenadora da CAM, Talita dos Santos, a semana do aleitamento materno do HRSP tem como principal objetivo incentivar, difundir e apoiar o aleitamento materno e as boas práticas que favorecem o aleitamento. “Nesta semana, termos atividades que visam a orientação dos colaboradores e da população em geral, sobre os benefícios do aleitamento materno. Nossa intenção é desmistificar os principais mitos sobre a amamentação e reforçar esta prática vital, que é o aleitamento materno”, ressalta.

A Nutricionista e Vice Coordenadora da CAM, Suellienn Centenaro ressalta que neste ano, a novidade da semana do aleitamento materno do HRSP será o 1º mamaço, que acontecerá na próxima segunda-feira (01), às 14 horas, na Praça Tiradentes, em Xanxerê.  “Convidamos a todas as mamães que estão amamentando, para que venham participar deste momento conosco, para receber orientações e nos ajudar a divulgar ainda mais a importância da amamentação. Estaremos com nossa equipe multidisciplinar, apoiando esta causa tão importante”, destaca.

A nutricionista observa ainda que a organização mundial da saúde preconiza que o aleitamento materno deve ser exclusivo até sexto mês de vida da criança, sendo assim, os bebês não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. “Bebês que são amamentados com leite materno tem menor propensão a doenças e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento, pois somente o leite materno oferece anticorpos que auxiliam na imunidade prevenindo assim, futuras doenças. Utilizar substitutos do leite materno, como fórmulas infantis ou leite de outros animais, pode ser um grande risco para a saúde do bebê, finaliza.

Programação de atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno no HRSP

Na segunda-feira (01), a CAM realiza o 1º Mamaço na Praça Tiradentes em Xanxerê, a partir das 14 horas. Na terça-feira (02), haverá palestra sobre “Os cuidados com o pré-natal”, a partir das 08h30min, no auditório do hospital e na quinta-feira (04), também no auditório do HRSP, às13h30min haverá palestra sobre “O papel do enfermeiro obstetra” e na sequência, mesa redonda sobre “As atribuições dos membros da equipe multidisciplinar na maternidade”. As atividades são destinadas aos colaboradores do HRSP e ainda para os profissionais de saúde da região, que tiver interesse em participar A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi estabelecida em 1992 e conta com o apoio da UNICEF –  Fundo das Nações Unidas para a Infância, da Organização Mundial da Saúde e ainda de entidades e hospitais que possuem o título ‘Hospital Amigo da Criança’. O Hospital Regional São Paulo possui o título ‘Amigo da Criança, desde 2002 e desde então, realiza ações de promoção ao aleitamento materno. (Assessoria de Imprensa)


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais