HRSP apresenta plano de intervenções da Rede Cegonha para colegiado de secretários de saúde

15 de março de 2019 15:46 | Visualizações: 83
Assessoria de imprensa , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
HRSP apresenta plano de intervenções da Rede Cegonha para colegiado de secretários de saúde Foto: Divulgação

O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, apresentou na reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), em São Lourenço d’Oeste, na última quarta-feira (13), o plano de intervenções para atender as diretrizes da Rede Cegonha referente as práticas na atenção ao parto e nascimento. O plano foi apresentado para o colegiado dos secretários municipais de saúde da região Oeste, que avaliou e autorizou o mesmo. A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, com a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil.

Conforme a gerente de enfermagem do HRSP, Michele Suzana Fernandes, as diretrizes servem de guia para a instituição implementar ações que contemplem boas práticas na atenção ao parto, focando principalmente no parto humanizado. O HRSP entrou para a Rede Cegonha em 2014 e desde então vem investindo em melhorias na área. Um dos exemplos é a implantação de um espaço humanizado onde as gestantes fazem exercícios pré-parto e/ou podem optar pelo parto em diferentes posições.

O plano de intervenções agora será encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê à Regional de Saúde, que por sua vez encaminhará ao Ministério da Saúde/Rede Cegonha.

– Serão avaliadas as ações do plano quanto as diretrizes da rede nos quesitos: acolhimento obstétrico, ambiência, monitoramento e vigilância, cuidado materno e neonatal, boas práticas na atenção ao parto e gestão participativa e compartilhada – explica a gerente.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais