Covid-19

Lance Notícias | 02/07/2020 10:36

02/07/2020 10:36

43457 visualizações

HRSP comenta sobre números de mortos por Covid-19 e colaboradores infectados

Xanxerê registrou no final da tarde da última quarta-feira (01), a quinta morte por Covid-19. Assim, como a cidade, outros municípios da região também confirmaram óbitos pela doença. No Hospital Regional São Paulo, foram 23 mortes por Covid-19. Além dos óbitos, muitos profissionais da saúde também estariam com a doença. Por isso, o hospital divulgou […]

HRSP comenta sobre números de mortos por Covid-19 e colaboradores infectados Foto: Arquivo Lance Notícias

Xanxerê registrou no final da tarde da última quarta-feira (01), a quinta morte por Covid-19. Assim, como a cidade, outros municípios da região também confirmaram óbitos pela doença. No Hospital Regional São Paulo, foram 23 mortes por Covid-19. Além dos óbitos, muitos profissionais da saúde também estariam com a doença.

Por isso, o hospital divulgou uma nota, a pedido da redação do Lance Notícias para esclarecer o que estaria acontecendo no local.

“Vivemos um momento delicado em relação a Covid-19. Não apenas nós do Hospital Regional São Paulo (HRSP), mas instituições de todo o mundo. No nosso caso, em especial, temos recebido pacientes de toda a região e muitos deles têm apresentado quadros gravíssimos a doença, que só chegam a nossa instituição exatamente por precisarem de mais recursos do que há disponível na sua cidade de origem. A mortalidade é explicada pela gravidade da doença e a forma agressiva que ela se manifesta nos casos com complicações.

É importante frisarmos que a mortalidade não está relacionada à carência de equipamentos como respiradores ou de profissionais qualificados, mas sim ao comportamento da covid-19. Segundo estimativa da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), que monitora por meio de uma plataforma 13.695 leitos de UTI no Brasil (cerca de um terço do total do país), no grupo de pacientes que precisaram da ventilação mecânica para ajudá-los a respirar, apenas um em cada três pacientes entubados com o novo coronavírus consegue de fato se recuperar e voltar para casa.

Os tratamentos utilizados pela nossa instituição seguem os protocolos do Ministério da Saúde e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, e nossos médicos estão em constante contato com profissionais de outras instituições em busca de atualização sobre medicamentos e procedimentos que surtem efeitos positivos aos pacientes infectados.

Sobre os colaboradores infectados com o novo coronavírus, é importante destacar que tomamos a precaução de testar todos os nossos profissionais assintomáticos, o que automaticamente eleva o número de positivos, pois em outras circunstâncias eles não entrariam nos números, com teste apenas aos que apresentassem sintomas. Estamos seguindo os protocolos do Estado quanto ao afastamento dos casos confirmados e proteção dos nossos profissionais.

Também importante destacar que muitos dos funcionários afastados são por pertencerem ao grupo de risco, à exemplo de gestantes e, também que conforme o protocolo do Ministério da Saúde, todo profissional com síndrome gripal é afastado independente de ser por Covid-19 ou não.

O HRSP se solidariza com todos os familiares das vítimas da Covid-19 e reforça que estamos envidando todos os esforços para juntos passarmos por essa pandemia que assola o Brasil e o mundo”.

Deixe seu comentário