Ice natural de Xanxerê, treina para se tornar o primeiro cão salva-vidas do Brasil

6 de julho de 2016 14:42
Animais , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Ice natural de Xanxerê, treina para se tornar o primeiro cão salva-vidas do Brasil Ice, é natural de Xanxerê. (Foto: Marcos Porto/Arquivo Clicrbs)

A equipe de salva-vidas das praias de Santa Catarina, irá contar com um reforço para o próximo verão. No país é desenvolvido um projeto pioneiro, para treinar cães que tenham habilidade em água. Ice, um labrador premiado, natural de Xanxerê está em treinamento para dar início ao projeto.

Segundo Major Parizotto o cão nasceu em Xanxerê, “o cão fez todas as certificações no município e o trabalho de supervisão dessa qualificação foi realizado no Centro de Referência de Desastres Urbanos (CRDU) do município”.

O Ice é o primeiro cão do Brasil a passar por este treinamento, sendo considerado um herói de quatro patas, ele possui 8 prêmios internacionais, de acordo com a reportagem do G1. Ele faz parte da quarta geração de cães de resgate de Santa Catarina e, em 2015, foi chamado para ajudar nas buscas por sobreviventes na tragédia de Mariana, em Minas Gerais.

Além do cão Ice, outros oito labradores do Corpo de Bombeiros do estado de Santa Catarina serão treinados com o mesmo objetivo “esse ano não foi decidido ainda quais cães irão participar, mas teremos um curso no mês de agosto, onde vai ser tratado para ver quais serão colocados para treinar” finaliza Major sobre a possibilidade de ter outro cão de Xanxerê no projeto.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais