Idosa limpa jazigos do cemitério há mais de 20 anos em Xanxerê

17 de novembro de 2017 10:54
Comunidade , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Idosa limpa jazigos do cemitério há mais de 20 anos em Xanxerê Fotos: Patrícia Silva/Lance Notícias

Olinda Pereira, de 70 anos esbanja simpatia e bom humor. Mãe de sete filhos, ela reside no Bairro Castelo Branco, em Xanxerê. A idade não impede dona Olinda de exercer a profissão de faxineira.

Além de limpar algumas residências do município, ela realiza faxinas em um local que não é muito comum: no Cemitério Municipal de Xanxerê. Ao todo são 26 sepulturas que recebem os cuidados duas vezes por semana.

“Eu faço isso há mais de 20 anos. Eu comecei a limpar de uma mulher que faleceu a pedido do esposo dela, porque as filhas vinham limpar e choravam, ai ele achou melhor eu limpar e eu comecei. Ai como as pessoas me viam aqui, aos poucos mais foram me procurando para poder limpar também”.

Os materiais utilizados para as limpezas são adquiridos por Olinda. Ela comenta que os dias de faxina são nas quintas e sextas-feiras. “Como moro longe, as vezes venho de ônibus ou de taxi. Deixo para limpar mais no fim de semana, pois são os dias que as famílias vem visitar”.

Questionada sobre o medo de trabalhar no local, ou se viu algo inusitado, Olinda diz que trabalhar no Cemitério é muito tranquilo.

“Medo eu não sinto. Nós temos que ter medo dos vivos e não dos mortos. Aqui é um local tranquilo, vejo só passarinhos, quem está aqui já cumpriu sua missão”.

A cobrança pela realização dos serviços ocorre mensalmente. “Eu limpo os vidros, o chão, mas já estou acostumada. Eu faço os serviços todas as semanas e recebo uma vez por mês”.

Olinda destaca que pretende continuar com as atividades até quando Deus permitir. “Gosto do trabalho que realizo e sei que aqui vai ser minha próxima morada”, conclui.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais