Educação

Lance Notícias | 03/06/2021 11:00

03/06/2021 11:00

61402 visualizações

IFSC recebe homenagem pelos dez anos de atuação em Xanxerê

Na noite dessa quarta-feira (02), em Ato Solene da Câmara Municipal de Xanxerê, os vereadores entregaram Placa de Homenagem ao Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC Campus Xanxerê pela passagem de dez anos de atuação em nossa região. O Câmpus de Xanxerê foi implantado em Xanxerê/SC em dezembro de 2010, através do Plano de expansão da […]

IFSC recebe homenagem pelos dez anos de atuação em Xanxerê

Na noite dessa quarta-feira (02), em Ato Solene da Câmara Municipal de Xanxerê, os vereadores entregaram Placa de Homenagem ao Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC Campus Xanxerê pela passagem de dez anos de atuação em nossa região.

O Câmpus de Xanxerê foi implantado em Xanxerê/SC em dezembro de 2010, através do Plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Sendo oriundo do processo de Federalização de uma estrutura física construída no início da década de 2000, com recursos provenientes do Programa de Expansão da Educação Profissional – PROEP e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. No ano de 2019 foi inaugurado o Bloco 5, primeiro prédio de uma estrutura nova do Câmpus e que conta com 7 salas de aula, biblioteca ampla, mini auditório e espaço para setores administrativos. Atualmente o IFSC conta com 67 servidores entre professores e técnicos administrativos.

Atuação do IFSC Xanxerê

O Câmpus oferece 3 cursos técnicos integrados ao ensino médio, sendo eles nas áreas de informática, alimentos e mecânica. Oferece ainda o curso superior em Engenharia Mecânica (1º curso superior gratuito da região da AMAI). Também são ofertados diversos cursos de qualificação profissional, de curta duração, como: confeitaria, soldagem, informática, língua inglesa, torneiro mecânico, empreendedorismo, metrologia, dentre vários outros. Além de especialização na área de educação e na área de alimentos, na modalidade presencial, oferecendo também pós-graduações gratuitas em parceria com o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFSC. Desde que iniciou a oferta de cursos, já foram ofertadas mais de 5.400 vagas.

Além disso, o IFSC também atua fortemente na pesquisa científica, contribuindo com melhorias para os processos industriais da região, e com atividades de extensão, que ligam estudantes e professores à comunidade externa regional, através da realização de projetos que envolvem, por exemplo, crianças em idade escolar, alunos da APAE, mulheres em vulnerabilidade social, projetos de jiu-jitsu, playground seguro, entre outros.

A missão da instituição é promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Neste sentido, o Câmpus Xanxerê promove a transformação da realidade local e regional por meio da educação profissional, gratuita e de qualidade. Ademais, leva o nome de Xanxerê e da região para além das fronteiras, se destacando pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.

A homenagem a esta importante instituição de ensino, foi apresentada em 08 de dezembro de 2020, através de Moção de Congratulações aprovada por unanimidade pelos vereadores da legislatura passada.

Deixe seu comentário