Igreja Presbiteriana de Xanxerê comemora 111 anos no mês de maio

20 de abril de 2018 13:25 | Comunidade , Religião , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

A reforma na Suíça teve como figura principal o francês, João Calvino (1509-1564) que se instalou em Genebra em 1536. Baseado nos ideais da Reforma Alemã (Só a Escritura, Só a Graça, Só a Fé, Somente Cristo, Glória Somente a Deus) instalou naquela cidade os ideais protestantes.

Calvino fundou em Genebra uma grande Universidade e um dos estudantes foi o escocês John Knox (1514-1572), Knox era padre e influenciado pelo movimento da reforma foi estudar em Genebra com Calvino.

Ao regressar à Escócia, Knox, inicia o movimento reformado, chamado “Igreja Escocesa Livre” este movimento recebe o apelido de “presbiteriano”, pois a maioria dos insurgentes ao catolicismo da época eram padres (presbíteros) que não aceitaram mais a autoridade dos bispos locais. Assim nasce o presbiterianismo.

No Brasil, o primeiro missionário a iniciar um trabalho fixo da Igreja Presbiteriana foi o norte-americano Ashbel Green Simonton (1833-1867).

Ashbel chegou ao Brasil no dia 12 de agosto de 1859 e na Capital Imperial iniciou seu trabalho de implantação do protestantismo nas terras tupiniquins.O trabalho iniciado no Rio de Janeiro se expandiu Brasil a fora e chegou também em Santa Catarina e em nossa região.

Quando iniciou-se a Colônia Militar de Palmas, por volta de 1884, um posto foi instalado aqui na atual Xanxerê, e entre os soldados existiam alguns protestantes. Passando por essa região os missionários norte-americanos, que vinham de Florianópolis e Guarapuava, passaram a dar assistência aos soldados, os missionários Robert Lenington e Georg Birchstoph são figuras importantes da implantação do protestantismo nesta região.

O rev. Georg Birchstoph encontrou alguns “desbravadores” na região que aderiram ao presbiterianismo, entre eles Francisco Taborda, João Simões Cavalheiro e Campolim Nunes (famílias pioneiras do nosso município), um pequeno número, afinal a maioria da população aqui neste período era composta de indígenas, “caboclos”, e alguns destes desbravadores que vinham de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 18 de maio 1907 organiza-se oficialmente o trabalho presbiteriano em Xanxerê, e neste mesmo ano o sr. João Simões Cavalheiro adquire o terreno para a construção do Templo da Igreja Presbiteriana.

Com a instalação das Colônias Estrangeiras pelas famílias que vinham fugidas da Primeira e Segunda Guerra Mundiais o movimento cresceu, nos anos de 1930-1951 a Igreja Presbiteriana fundou uma escola de ensino infantil (alfabetização e matérias básicas, algo como o nosso ensino fundamental 1) sendo a primeira escola da região aberta com ensino gratuito aos habitantes dessa região.

Neste período a igreja teve a presença dos revs. Donal Reasoner e Olson Pemberton Jr (ambos norte-americanos), que impulsionaram o trabalho.

Já são 111 anos de organização, fazendo da Igreja Presbiteriana de Xanxerê, umas das instituições mais antigas da nossa região. E para comemorar conosco esta data tão especial convidamos toda a população xanxerense para participar de nossas programações especiais:

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais