Comunidade

Lance Notícias | 21/06/2022 16:22

21/06/2022 16:22

36472 visualizações

Imigrantes que residem em Xanxerê devem regularizar documentação

Em Xanxerê existem alguns imigrantes de forma irregular. Pensando nisso o município juntamente com a Polícia Federal disponibiliza até o dia 15 de setembro deste ano para que estes imigrantes regularizem a documentação e permaneçam no Brasil de forma legal. Para facilitar o entendimento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Saúde e Educação, está […]

Imigrantes que residem em Xanxerê devem regularizar documentação

Em Xanxerê existem alguns imigrantes de forma irregular. Pensando nisso o município juntamente com a Polícia Federal disponibiliza até o dia 15 de setembro deste ano para que estes imigrantes regularizem a documentação e permaneçam no Brasil de forma legal. Para facilitar o entendimento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Saúde e Educação, está desenvolvendo cartilhas em suas línguas de origem para que eles conheçam seus direitos e os serviços ofertados em Xanxerê.

A jornalista do Lance Notícias conversou com a secretária de desenvolvimento econômico Elisiane Silveira, que informou que não existe um número exato de imigrantes de forma irregular. O único registro no município é dos que procuram o Posto do Sine com a intenção de cadastramento na Polícia Federal para refúgio e autorização de residência.

— Teremos um local específico para atendimento aos imigrantes e encaminhamento ao mercado de trabalho. Sabemos que existem alguns de forma irregular, muitas vezes por não conseguirem agendamento com a Polícia Federal. Estaremos acompanhando estas situações e faremos o que estiver ao nosso alcance para auxiliar no processo de imigração— explica.

De acordo com a portaria nº28/22 da diretoria executiva da Polícia Federal, os imigrantes têm até o dia 15 de setembro de 2022 para regularizar os documentos e permanecer no país de forma legal.

— O que teremos a partir do início de agosto é uma política pública mais efetiva para atendimento aos imigrantes e encaminhamento dos mesmos ao mercado de trabalho. Faremos o monitoramento de chegada no município, permanência e saída quando assim acontecer— destaca.

Deixe seu comentário