Incentivo a leitura: Projeto Cão Letrado é realizado com alunos de escola de Xanxerê

9 de agosto de 2019 10:30 | Visualizações: 131
Bombeiros , Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Incentivo a leitura: Projeto Cão Letrado é realizado com alunos de escola de Xanxerê Fotos: Bombeiros

Com o objetivo de incentivar a leitura e também fazer com que os alunos criem interação com os cães, é realizado na Escola Municipal Pequeno Príncipe, de Xanxerê, o Projeto Cão Letrado. A ideia foi desenvolvida pela estudante Adineia Parizotto, na sua pós-graduação do curso de Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura do câmpus de Xanxerê do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

A ação ocorre em parceria com o Corpo de Bombeiros de Xanxerê e também com a Secretaria Municipal de Educação. As aulas ocorrem duas vezes por semana e participam do Projeto alunos da quarta e quinta série do Ensino Fundamental.

De acordo com o soldado Josclei Tracz, que idealiza o projeto juntamente com um cão da corporação, o objetivo é expandir as atividades para outras escolas, inclusive, à nível estadual.

– As ações são baseadas em um projeto que existe nos Estados Unidos. É um momento único onde se promove a interação do cão com os alunos. Esse projeto é piloto, mas queremos expandir ele para outras escolas e também no Estado – cita.

Ainda segundo Josclei, a ação é desenvolvida com os alunos desta etapa escolar que apresentam maior dificuldade na leitura.

– As aulas ocorrem duas vezes por semana e o objetivo é levar o cão para dentro do ambiente escolar e os resultados são mais que significativos, principalmente em situações de socialização e melhora de autoestima dos alunos – comenta.

O projeto foi desenvolvido sob a orientação da professora doutora Luciane Belmonte Pereira. O trabalho aconteceu durante o último semestre de 2018, em conjunto ao projeto que inclui a participação dos cães do 14° Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê os quais são referência em Terapia Assistida por Animais e cães de busca e resgate.

Leia também:

Trabalho de pós-graduação de estudante do IFSC visa a inclusão de cães para facilitar a aprendizagem

 

 

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais