Inclusão Social é tema de capacitação no Hospital Regional São Paulo

13 de outubro de 2016 10:07 | Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Inclusão Social é tema de capacitação no Hospital Regional São Paulo

Colaboradores do Hospital Regional São Paulo participaram na tarde de terça-feira (11), da palestra ‘Inclusão Social’, que foi ministrada pela Presidente do COMDE – Conselho Municipal dos Direito da Pessoa com Deficiência de Xanxerê, Kátia Collelo. Durante a capacitação Kátia ressaltou sobre inclusão social, a importância e formas de inclusão; deficiência e diversidade e ainda sobre acessibilidade e barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam. A palestra contou ainda com a presença dos alunos da APAE Xanxerê, Apadavix e FCDX – Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência de Xanxerê. “Este espaço que o hospital abre para nós é muito importante para a valorização e para mostrarmos para a sociedade as muitas potencialidades que as pessoas com deficiência tem. Procuramos nestes momentos, fazer com que a sociedade veja as pessoas em primeiro lugar, e não a sua deficiência”, frisa.

Ao término da palestra, os participantes puderam falar sobre as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia. O coordenador de atividades da FCDX, Oneide Antônio Jaques destacou a importância de difundir o tema inclusão social e de poder expor a luta pela acessibilidade e pela garantia de direitos da pessoa com deficiência. “Participar destas atividades é muito gratificante para nós da FCDX, pois são momentos como estes, que os colaboradores possam conhecer um pouco mais sobre a nossa realidade”, comentou.        “A maior dificuldade que enfrentamos hoje é quanto à falta de acessibilidade em vias e espaços públicos e também o uso inadequado das vagas para cadeirantes. Acho que ações como essa do hospital, de promover a palestra e ouvir o que temos a falar é muito importante e nos ajuda a conscientizar as pessoas quanto à necessidade urgente de acessibilidade e de inclusão social”, comentou Anderson de Lima.

A atividade contou com a presença de aproximadamente sessenta colaboradores e foi promovida pelo Grupo de Humanização do HRSP. Ao término do evento, o Grupo de Humanização prestou homenagem aos colaboradores com deficiência, que atuam na instituição. (Assessoria de Imprensa)

dsc_0073

dsc_0067

dsc_0051

(Fotos:Divulgação)

 

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais