Infectologista alerta para o risco do uso excessivo de antibióticos

9 de maio de 2019 18:21 | Visualizações: 1498
Saúde Compartilhar no Whatsapp
Infectologista alerta para o risco do uso excessivo de antibióticos Dra. Carine Kolling é Infectologista e Clínica Geral (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

O uso de antibióticos de forma desenfreada tem gerado uma grande preocupação para os médicos, isso porque, um dos efeitos colaterais é o surgimento de bactérias super-resistentes.

– Temos um problema crescente no mundo todo que é a resistência aos antibióticos que a gente tem. São vários fatores que interferem nesta resistência e um deles é o uso incorreto e excessivo de antibióticos, tanto na saúde humana, quanto animal. As bactérias estão ficando mais resistências e já temos casos de infecções incuráveis – comenta a médica infectologista Carine Kolling.

A médica salienta a importância de seguir a prescrição médica.

– Algumas bactérias são naturalmente resistentes aos antibióticos e a partir do momento que a gente expõe o nosso corpo ao uso do antibiótico ele mata as bactérias da infecção, mas também mata as bactérias que fazem parte da nossa microbiota, que moram no nosso corpo. O papel do antibiótico é importante e as pessoas devem utilizar somente com prescrição médica e da forma correta até o final do tratamento – finaliza.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais