Informatização da saúde deve garantir organização e evitar erros

27 de julho de 2018 13:59
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Informatização da saúde deve garantir organização e evitar erros (Foto: Divulgação)

A saúde catarinense está implantando em todo o estado o Sistema de Centrais de Regulação (Sisreg), com o intuito de informatizar e organizar todo o sistema de saúde, desde prontuários a fila de espera para exames, cirurgias e consultas.

Em Xanxerê, os profissionais já passaram por capacitações e são orientados a registrar todos os dados dos pacientes nesse sistema online. Conforme a secretária de Saúde, Irene Goralski, o objetivo da informatização é evitar erros e também que documentos se percam.

“O que está sendo feito é tirar do papel e colocar no sistema. Até prontuários médicos estão todos no sistema, antes era só escrito, alguns até já estavam no sistema, mas a população não sabia. As receitas médicas, ainda tem escritas, mas estamos fazendo com que os médicos se habituem a fazer a receita impressa, porque assim há menos risco de errar o nome de uma medicação, sua aplicação, tudo isso ajuda a evitar qualquer erro”, explica.

A saúde já possui todo o sistema necessário instalado e interligado e agora todos os dados dos pacientes são registrados ali, o que facilita e agiliza no momento de sua consulta ou da consulta de seu prontuário.

“A informatização é nesse sentido, de organizar e agilizar, também para que as informações sejam mais corretas. Já tinha, mas estamos fazendo com que isso seja efetivo, que se cumpra, que as pessoas usem o sistema, pois é uma garantia para os pacientes e também para os profissionais”, conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais