Inicia campanha contra sarampo que tem como objetivo atingir 95% do público alvo

7 de outubro de 2019 11:49 | Visualizações: 997
Comunidade , Saúde Compartilhar no Whatsapp
Inicia campanha contra sarampo que tem como objetivo atingir 95% do público alvo Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Iniciou nesta segunda-feira (7) em todo território nacional a campanha de vacinação contra o sarampo. Neste primeiro momento até o dia 25 de outubro serão vacinadas crianças de seis meses até menores de cinco anos. O Dia D de vacinação para as crianças será no dia 19 de outubro com atendimento em todas as salas de vacinação em Xanxerê. Para jovens adultos, de 20 a 29 anos, a vacinação irá ocorrer de 18 de novembro a 30 de novembro, com Dia D no dia 30 de novembro.

Conforme a enfermeira responsável pelo setor de imunização de Xanxerê, Waldereza Dal Molin, essa campanha é direcionada para crianças, jovens e adultos que ainda não foram imunizados. Porém ela ressalta que é importante se dirigir até as salas de vacinas portando a carteirinha para que possa ser verificada e confirmada se já possui a imunização contra sarampo, ou não.

– A campanha é seletiva para pessoas que ainda não receberam a dose de imunização. Será feita em duas fases, a primeira atendendo as crianças e por isso pedimos aos pais que levem as carteirinhas até as salas de vacina para verificação, e em novembro terá a imunização dos jovens e adultos. É importante que a comunidade xanxerense que ainda não possui a vacina que procurem as unidades, pois sarampo é uma doença infecciosa grave e que pode levar a morte – comenta Waldereza.

O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar mais de 2,5 milhões de crianças nessa faixa etária e mais de 13,5 milhões de jovens adultos. Para isso, o Ministério da Saúde fez a maior compra de vacinas dos últimos 10 anos. Além disso, a novidade esse ano é um incentivo de R$ 206 milhões que serão enviados, como recurso adicional, aos municípios que cumprirem com as metas estabelecidas pelo governo, como informar mensalmente o estoque de doses de poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de crianças vacinadas contra o sarampo.

Em Xanxerê, as salas de vacina são nos bairros Esportes, Vila Sésamo, Nossa Senhora de Lourdes, Vista Alegre, São Romero e Hélio Ortiz das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Na unidade de saúde do Castelo Branco o horário é diferenciado, porém serão vacinadas crianças, jovens e adultos somente do bairro das 9h às 13h e das 15h às 19h.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

 

Sintomas

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.


Por: Lance Notícias

Deixe seu comentário

Saiba Mais