Inverno será com chuva acima da média na região, explica coordenador da Defesa Civil

21 de junho de 2019 10:22 | Visualizações: 967
Clima , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Inverno será com chuva acima da média na região, explica coordenador da Defesa Civil (Foto: reprodução/Internet)

Nesta sexta-feira (21) inicia a estação mais fria do ano, o Inverno, que começa oficialmente às 12h54min e termina no dia 23 de setembro, quando se dá início a primavera.

A tendência é que este inverno não seja com frio severo, mas com chuva acima da média, conforme explica o coordenador regional da Defesa Civil de Xanxerê, Luciano Peri.

– É interessante dizer que vai ser uma estação com níveis acima da média climatológica. Para se ter uma ideia, em junho a média foi de 160 mm de chuva, já bem maior que maio e o fenômeno El Niño mantém a chuva no estado, principalmente na divisa com o Paraná. A previsão é que tenhamos a possibilidade de chuva acima da média, e a partir de 21 de junho poderemos ter aquela chuva intensa em um curto período de tempo. Isso é uma situação que acaba nos preocupando – explica Peri.

Já quanto as temperaturas, a estação não deverá contar com frio severo.

– Também é importante dizer que nós teremos diversas frentes frias neste inverno, passando pela região e a frente fria é o que traz a chuva. E, quanto a temperatura ficaremos dentro da média e poderemos ter uma duas massas de ar frio, ar polar, que trarão o frio, mas relativamente o nosso inverno terá chuva acima da média e temperaturas dentro do esperado – finaliza.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais