Cultura

Lance Notícias | 19/12/2020 11:00

19/12/2020 11:00

63342 visualizações

Já escolheu a roupa para a virada do ano? E a cor, qual será?

É comum as pessoas no ano novo colocarem roupas com cores específicas para, no ano seguinte, ter o que aquela cor representa. Por exemplo: se uma pessoa passa o ano novo de amarelo, ela pode esperar dinheiro, alegria, e otimismo para o ano seguinte. A Alquimista Gisele Sottili, comentou com o Lance Notícias, sobre toda […]

Já escolheu a roupa para a virada do ano? E a cor, qual será?

É comum as pessoas no ano novo colocarem roupas com cores específicas para, no ano seguinte, ter o que aquela cor representa. Por exemplo: se uma pessoa passa o ano novo de amarelo, ela pode esperar dinheiro, alegria, e otimismo para o ano seguinte.

A Alquimista Gisele Sottili, comentou com o Lance Notícias, sobre toda a simbologia e significado por traz desta tradição, e porque não dizer, superstição. Confira a entrevista:

– Eva Heller, no livro A Psicologia das Cores – Como as cores afetam a emoção e a razão, demonstra através de uma pesquisa realizada na Alemanha, na qual foram consultadas duas mil pessoas de diversas profissões, sobre as suas cores prediletas, sobre as cores de que menos gostavam, sobre os efeitos que cada cor pode ter e sobre a cor típica de cada sentimento, que cores e sentimentos não se combinam ao acaso nem são uma questão de gosto pessoal, são vivências comuns que, desde a infância, foram ficando profundamente enraizadas em nossa linguagem e em nosso pensamento – comentou.

Segundo Gisele, é possível que determinada cor, para uma pessoa promova um tipo de sentimento, e para outra um completamente diferente, em função das experiências vivenciadas ao longo da vida de cada uma.

– Assim como cada cor atua de modo diferente, dependendo da ocasião. O amarelo pode ter um efeito caloroso ou irritante. De um modo geral, podemos trazer a cada cor as suas expressões. Por exemplo o amarelo, liderança, coragem, iniciativa. É uma cor que está relacionada a Realização, que para a Alquimia, tem relação com o elemento terra e as questões materiais, financeira e de trabalho – disse.

Dessa forma, quando uma pessoa escolhe usar a cor amarela para passar o ano novo, na verdade deveria focar na expressão da cor, e buscar no decorrer do ano manter a iniciativa, coragem e principalmente maturidade emocional para então, ter o dinheiro que virá do seu trabalho.

Gisele ainda comentou sobre a divulgação da “cor do ano” pela Pantone, tendência que é seguida à risca pelos mais antenados no mundo todo, seja na moda ou no design.

– No dia 09 de dezembro, a Pantone, que é considerada a autoridade em cores no mundo, divulgou duas cores para o ano de 2021, o cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating – comentou.

Gisele explicou o que as duas cores significam, e basicamente o porque da sua escolha.

– O amarelo é uma das 3 cores primárias. O cinza é composto de branco e de preto. No sentido da física, na Teoria da Óptica, o branco é a soma de todas as cores da luz. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum. O preto, na verdade, é a ausência de cor porque uma cor só surge quando a luz é refletida. E o preto não reflete luz. O cinza e o amarelo, são cores contrárias, cujos efeitos são psicologicamente opostos, segundo Eva Heller. No livro, o cinza é relacionado como uma cor sem força, de todos os sentimentos sombrios, da insensibilidade, do esquecimento e do passado, dentre outras que foram obtidas na pesquisa – explicou.

Para ela, o que é importante saber, é que não existe cor destituída de significado, e que a impressão causada por cada cor é determinada por seu contexto, ou seja, pelo conjunto de experiências e significados em que está envolvida.

– A cor num traje será avaliada de modo diferente do que a cor num ambiente, num alimento, ou na arte. Por exemplo, você usar uma roupa cinza, que você fica menos de 24h, é diferente de você ter em sua casa um ambiente com predominância exclusiva do cinza. Os efeitos psicológicos serão diferentes, pelo tempo de exposição a cor. É importante ter o conhecimento, para aplicar as cores com consciência – finalizou.

 

 

Deixe seu comentário