Saúde

Lance Notícias | 13/01/2022 16:38

13/01/2022 16:38

50631 visualizações

Janeiro Branco: psicóloga alerta sobre os cuidados necessários com a sua saúde mental

O janeiro Branco é uma campanha brasileira criada em 2014 que tem o objetivo de atrair a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas. A escolha de janeiro em termos simbólicos e culturais se dá, pois, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, […]

Janeiro Branco: psicóloga alerta sobre os cuidados necessários com a sua saúde mental

O janeiro Branco é uma campanha brasileira criada em 2014 que tem o objetivo de atrair a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas.

A escolha de janeiro em termos simbólicos e culturais se dá, pois, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

Portanto, o janeiro Branco alerta para a importância de começar esse novo ciclo de forma mais saudável e tranquila. Cuidar das emoções deve ser o primeiro objetivo para o ano que se inicia, já que todas as outras conquistas dependem de estabilidade psicológica.

O Lance Notícias conversou com a psicóloga Fabiane Padova que fala mais sobre o assunto:

—A saúde mental não é somente a ausência de um transtorno mental, a saúde mental é uma pessoa estar bem com ela mesma e com os outros. É uma pessoa que consegue lidar com as exigências da vida que fazem parte também — comenta Fabiane.

Percebe-se ainda que falar sobre saúde mental cada vez mais tem ganhado forças. O que antes era um tabu, hoje já visto como algo natural e necessário.

— Nos últimos anos tem se quebrado muitos tabus em relação com a psicoterapia, principalmente agora na pandemia que foi um fato que mexeu muito com emocional das pessoas. E hoje estão buscando mais o suporte psicológico, sendo que o psicólogo é um profissional habilitado para dar essa orientação sobre saúde mental. Quando você não está bem e você busca resolver isso que as vezes é algo pontual algumas seções já se resolvem, o problema é quando as pessoas vão deixando e a situação vai se agravando. O Janeiro Branco essa campanha busca exatamente isso orientar as pessoas que se não estão bem busquem ajuda e não deixem o problema se agravar – finaliza.

A meta dessa campanha é estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais, que estimule a conscientização sobre a importância de prevenir os danos emocionais, que a falta de atenção com a saúde mental influencia o aparecimento de outros males físicos e psicológicos.

Deixe seu comentário