Jovem comenta as vantagens da utilização da bicicleta como meio de transporte em Xanxerê

1 de maio de 2016 12:23
Comunidade , Esporte em destaque , Variedades Compartilhar no Whatsapp
Jovem comenta as vantagens da utilização da bicicleta como meio de transporte em Xanxerê Conheça as vantagens do uso da bicicleta (Foto: Reprodução/Internet)

 

Iara Caroline Varela Dos Santos, secretaria e universitária, há cerca de três anos incluiu as pedaladas à sua rotina diária. Alta do combustível, trânsito parado e mecânica, são problemas que a estudante não enfrenta depois que passou a utilizar a bicicleta como o seu principal meio de transporte.

“Com essa vida louca que a gente tem, tendo que trabalhar e estudar não tinha tempo de ficar andando de a pé ou até mesmo esperar o ônibus para voltar para casa e aliás a passagem de ônibus não compensava. No começo eu andava com uma bicicleta do meu irmão aquelas pequenas, e depois, a esposa do meu chefe, comprou uma bicicleta para mim, porque como eu sou uma pessoa alta eu ficaria provavelmente com problemas de coluna, então ela me deu a bicicleta de presente. Então adaptei a bicicleta na minha rotina, e fazem praticamente três anos que eu a utilizo todos os dias até mesmo em dias de chuvosos”, comenta Iara.

A utilização de bicicletas como meio de transporte é cada vez mais frequente em cidades grandes e aos poucos chega nas cidades pequenas como Xanxerê, pois elas contribuem para a redução da poluição, quantidade de automóveis nas ruas, consequentemente diminui os congestionamentos e ainda, ajuda a população a ter uma vida saudável com a prática de exercícios.

“Eu vejo as pessoas reclamam tanto de aumento de gasolina, de trânsito parado, e eu não tenho esse problema, eu não preciso abastecer, não preciso gastar e isso é muito bom. Em relação ao tempo, é claro que isso depende de cada tipo físico e da distância, mas eu chego em casa em cerca de 10 minutos, então a bicicleta além de econômica e muito rápida e se torna assim muito útil”, salienta a jovem.

 

Acessibilidade e ciclovias

Xanxerê, assim como diversas outras cidades não possuem ciclovias na maioria das ruas. Em Xanxerê os ciclistas as encontram somente na Avenida Brasil e na paralela à BR-282. Acessibilidade é outro desafio encontrado. Mas, Iara

“ Na verdade, não tem acessibilidade. Tem lugares que nem mesmo para as pessoas especiais não se tem acessibilidade então imagine para ciclistas. No meu caso nunca vi nenhuma placa de sinalização de ciclista, pelo menos os lugares onde eu passo. Quem é ciclista tem que andar junto com os carros ou pelas calçadas, só que é seguinte, as pessoas andam desatentas na calçada tem sempre aquele que fica no celular olhando para baixo, então para nós é muito mais seguro andar junto com os carros que tem menos perigo de atropelar alguém”, explica.

Porém, como Iara, assim como a maioria dos ciclistas optam por andar pelas ruas, juntamente com os veículos, os ciclistas acabam sofrendo incidentes e com a imprudência dos motoristas.

“Em relação aos motoristas tem algum que respeitam e já outros não, por exemplo, tem gente que abre a porta e nem lembra de dar uma olhadinha se está vindo alguém, ou nas rótulas, temos que estar sempre atrás de um carro se não é perigoso sermos atropelados, ou as vezes eles vão estacionar e não ligam o pisca, se não ficarmos atentos acabamos batendo atrás”, relata a estudante.

Vantagens do uso da Bicicleta

– Benefício para saúde e qualidade de vida, pois é uma ótima atividade física;

– É um tipo de transporte ecologicamente correto, porque não polui;

– É econômico porque não exige gastos com combustível ou passagem;

– É possível se locomover mais rápido, trata-se de uma opção para driblar o trânsito congestionado;

– Contribui para um trânsito com menos fluxo de carros;

– Ajuda a diminuir os engarrafamentos;

– Exige menos espaço para serem guardadas em relação aos carros, que necessitam de enormes áreas destinadas a estacionamentos;

– Possui baixo custo de manutenção.

 

“Eu recomendo sim o uso da bicicleta, alguns dos benefícios como citados é a economia de tempo e de dinheiro, e também os benéficos para saúde que nada melhor do que lucrar e ainda assim ajudar nosso corpo. Porque muitos comentam que falta tempo para a prática de exercícios, então eu vi na bicicleta uma forma de queimar calorias porque soa muito e também fica com as pernas mais durinhas, sem precisar gastar com academia. Então com certeza eu recomendo a bicicleta, pois o único prejuízo que pode dar é você tem que arrumar ela quando furar o pneu, por exemplo, mas nada caro pelo contrário é bem mais acessível do que um carro ou uma moto”, finaliza a jovem.

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais