Saúde

Lance Notícias | 13/07/2020 18:30

13/07/2020 18:30

142008 visualizações

Julho Amarelo: mês de conscientização e prevenção às hepatites virais

Neste mês de julho é realizada em todo o território nacional da campanha de conscientização e prevenção da população sobre o controle das hepatites virais. A hepatite é uma grave inflamação do fígado e acomete um número cada vez maior de brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 1,7 milhão de pessoas são […]

Julho Amarelo: mês de conscientização e prevenção às hepatites virais

Neste mês de julho é realizada em todo o território nacional da campanha de conscientização e prevenção da população sobre o controle das hepatites virais.

A hepatite é uma grave inflamação do fígado e acomete um número cada vez maior de brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 1,7 milhão de pessoas são portadoras do vírus da hepatite C e mais de 756 mil da hepatite B.

As hepatites virais A, B e C, podem ser transmitidas pela água e alimentos contaminados, e de uma pessoa para outra por via sexual, por meio de fluidos corporais, como compartilhando o mesmo barbeador, na manicure, além dos usuários de drogas. E pode ser transmitida ainda da mãe para o filho, por isso a contaminação é bastante comum e a disseminação muito fácil e rápida.

Por não apresentar sintomas, seu diagnóstico é difícil, entretanto, alguns sinais são comuns como: olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, e urina escura.

Muitas pessoas não sabem que estão infectadas e, além de não realizarem o devido tratamento acabam disseminando a doença. Por isso recomenda-se a realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de realizar o diagnóstico e o tratamento precocemente.

Em Xanxerê, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), junto a Unidade de Saúde Hélio Ortiz, realiza gratuitamente o exame da hepatite.

Para realizar o exame é preciso apresentar o cartão SUS, estar em jejum de pelo menos 8h e comparecer ao CTA das 07h30 às 08h30, de segunda à sexta-feira.

Telefone para contato (49) 3441-8592.

 

Deixe seu comentário