Laboratório para estudo de incêndios florestais deve ser inaugurado no próximo mês

6 de novembro de 2018 10:43 | Bombeiros , Obras , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Laboratório para estudo de incêndios florestais deve ser inaugurado no próximo mês (Foto: Divulgação)

A licitação para a construção de um laboratório de pesquisas de incêndios florestais em Xanxerê foi feita ainda em julho e a obra iniciou no mês de agosto. Os recursos foram garantidos pelo secretário de estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável Adenilso Biasus. Após um tempo parada, por conta das condições climáticas, a obra foi retomada nos últimos dias.

Com a obra avançando rápido, a expectativa é que o laboratório seja inaugurado já no próximo mês, no dia sete de dezembro. As empresas vencedoras são de Faxinal dos Guedes e Fraiburgo, que são responsáveis pela construção do laboratório e seus equipamentos.

O laboratório é construído junto ao Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU) e tem como objetivo estudar o comportamento do fogo em meio a um incêndio florestal. O projeto pioneiro na América Latina permite, além de salvar vidas, capacitar profissionais e evitar prejuízos para Santa Catarina. A ideia foi trazida de Portugal por três oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado.

Conforme o comandante do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, tenente coronel Walter Parizotto, com o laboratório, a intenção é evitar que aconteçam em Santa Catarina incêndios com tamanhas proporções como aconteceu em Portugal. Depois de pronto, o local irá receber cursos de formação especializada e também eventos.

Além disso, a intenção é abrir o laboratório para que a comunidade possa utilizar, como empresas e acadêmicos do curso de engenharia florestal. “A ideia é usar direto, fazer convênio com a Unoesc para que os futuros engenheiros florestais possam usar. A estrutura foi construída para não deixarmos que aconteça em Santa Catarina o que aconteceu em Portugal. É olharmos para o incêndio florestal com um olhar diferente. A prevenção a incêndios florestais se faz com todo mundo. Esse é um investimento do estado para proteger o estado”

Depois de pronto, o laboratório irá integrar estudos e equipamentos que simulam a velocidade e expansão do incêndio conforme as condições do vento, clima e relevo. Além disso, há mais projetos em andamento que visam ampliar e melhorar a estrutura do CRDU em Xanxerê.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais