Comunidade

Lance Notícias | 28/11/2021 08:45

28/11/2021 08:45

78959 visualizações

Lance no Campo conta a história de três agricultoras de 93, 95 e 96 anos

A vitalidade da dona Dozolina Cavazzoto Berno chama atenção e é uma alegria para a família. Aos 93 anos, é ela quem racha a lenha e cuida da horta de casa. Quando a Dona Dozolina chegou na Linha Berno, no interior de Seara com o seu marido, ela recorda que a vizinha, a Dona Zelinda […]

Lance no Campo conta a história de três agricultoras de 93, 95 e 96 anos

A vitalidade da dona Dozolina Cavazzoto Berno chama atenção e é uma alegria para a família. Aos 93 anos, é ela quem racha a lenha e cuida da horta de casa.

Quando a Dona Dozolina chegou na Linha Berno, no interior de Seara com o seu marido, ela recorda que a vizinha, a Dona Zelinda Sordi foi quem os acolheu, fornecendo comida e roupas. Nascia ali, uma amizade que dura a vida toda.

Essas mulheres passaram por muita coisa na vida. Uma viu cada filho da outra nascer e crescer. As duas hoje são viúvas e levam se consideram muito mais que amigas, Dona Dozolina diz que a vizinha é como uma irmã. As duas famílias vieram do Rio do Grande do Sul e encontraram em Seara um lugar para viver.

Elas passaram toda a vida nesse mesmo lugar, tiravam da terra o alimento para sustentar os filhos e também para se ajudar. Outro detalhe que uniu essas duas é a língua. Ambas são descentes de italiano e mantem o dialeto vivo até hoje.

Na mesma comunidade, Linha Berno, nós encontramos a dona Elza Wissmann, que neste domingo está completando 96 anos. Ela também atuou a vida toda na agricultura. Porém, com ela, a comunicação é um pouco mais difícil. A Linha Portuguesa ela pouco fala ou entende, com os familiares, ela se comunica apenas em Alemão. A chegada da família até a região também foi difícil, como conta a filha da dona Elza, Nilva.

Quando Elza chegou em Seara com os pais e os irmãos, passou a trabalhar. Conheceu o marido e se casou. Hoje ele também é falecido. Eles passaram a vida trabalhando na roça. Eles tiveram quatro filhos, 12 bisnetos e hoje ela tem quatro tataranetos.

Deixe seu comentário