Agricultura

Lance Notícias | 04/07/2021 09:21

04/07/2021 09:21

108253 visualizações

Lance no Campo: família se dedica a produção de cachaça há mais de 35 anos

A Debiasi Agroindústria, localizada na Linha Samburá, em Ipuaçu, é referência na produção de cachaça, licores, vinho, geleias, melado e açúcar mascavo, mas o carro-chefe é a cachaça. A ideia de produção iniciou devido a plantação de cana de açúcar, mas no começo nem tudo foi fácil. Para as primeiras produções a família levava a […]

Lance no Campo: família se dedica a produção de cachaça há mais de 35 anos

A Debiasi Agroindústria, localizada na Linha Samburá, em Ipuaçu, é referência na produção de cachaça, licores, vinho, geleias, melado e açúcar mascavo, mas o carro-chefe é a cachaça. A ideia de produção iniciou devido a plantação de cana de açúcar, mas no começo nem tudo foi fácil.

Para as primeiras produções a família levava a cana de açúcar até o município de Xavantina, na casa do sogro de José. Mas em 1983, a oportunidade de construir um alambique veio à tona foi então que os trabalhos iniciaram efetivamente na propriedade. A aposta em tecnologia também foi um diferencial, já que o trabalho que é realizado atualmente exige menos mão de obra e garante ainda mais qualidade.

A produção inicia após a colheita da cana, depois é realizada moagem e filtragem. O líquido passa por um processo de fermentação e destilação e depois disso é realizado o armazenamento. O último passo é o engarrafamento e daqui a cachaça é entregue e vendida para várias localidades do Brasil.

A propriedade é uma das únicas da região que possui o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para esta conquista, a família contou com o apoio da Epagri e do Sebrae.

Os trabalhos realizados aqui garantem a permanência da família no campo. Além do pai e do filho, a nora também auxilia nos afazeres. Na empresa, ela é responsável pela fabricação dos licores e geleias, além de auxiliar nas demais funções.

Deixe seu comentário